Asgav Notícias

Setor de produção de ovos do RS poderá enfrentar dificuldades com mudanças no Serviço de Inspeção.
21/07/2017

voltar

Realizada ontem em Porto Alegre, na sede da Superintendência Federal do MAPA, encontro com setor de produção de Ovos do RS, onde na ocasião foram apresentadas definições em relação a inspeção dos estabelecimentos relacionados E.R. , uma modalidade de inspeção que habilita estabelecimentos produtores de ovos à estarem enquadrados em um sistema de inspeção federal. As novas definições acabam com este tipo de inspeção que já existe há mais de 40 anos, e dão um prazo até 27 de novembro de 2017 para os estabelecimentos sob Inspeção E.R. solicitarem habilitação ao S.I.F. ou buscar amparo na Inspeção Estadual ou nas modalidades Municipais, Susaf ou SISBI.

Atualmente, no Rio Grande do Sul são em torno de 65 estabelecimentos sob modalidade de Inspeção E.R. onde muitos destes produtores já declararam não possuírem condições estruturais e econômicas para atender o prazo definido e as mudanças necessárias para adequação ao SIF Serviço de Inspeção Federal.

“Temos uma situação que requer máxima atenção dos Governos e do setor produtivo, uma vez que há definições de extinção de uma modalidade de inspeção, e não há estrutura suficiente ou disponível, ao menos neste momento, para receberem aqueles produtores que não tiverem condições de atender as exigências do SIF .” diz Eduardo Santos - Diretor Executivo da Asgav.

Na avaliação do setor avícola, o prazo para esta mudança é fora da realidade e das condições dos estabelecimentos, a falta de estrutura para outras alternativas poderá fragilizar o sistema de produção no que se refere aos cuidados na produção.

“O Serviço de Inspeção da SFA MAPA/RS SIPOA, tem nos dado total atenção no assunto e colocou-se à disposição para auxiliar o setor, no entanto, não podemos mudar subitamente de uma modalidade de inspeção sem a segurança de outras alternativas estruturadas, isso pode gerar muitos problemas” observa Santos, dirigente da Asgav.

Segundo informações já está sendo encaminhado pedido para revogação do prazo definido para novembro deste ano, onde será extinta a modalidade de inspeção E.R. Estabelecimento Relacionado.

Fonte: Comunicação.Asgav/Sipargs/Ovos
Contato: Kamila Beheregaray – Fone: (51) 3228.8844