Asgav Notícias

Setor de frango mantém margens favoráveis e produção em alta
16/09/2025

voltar
Sem título

O cenário da avicultura brasileira deve permanecer favorável, apoiado nos baixos custos da ração, na recuperação das exportações, com expectativa de retorno da União Europeia às compras, e nos preços do frango, que se mantêm competitivos frente às demais proteínas animais, segundo análise do Itaú BBA Agro.

Apesar disso, alguns mercados ainda permanecem fechados ao Brasil, incluindo China, Canadá, Malásia, Paquistão e Timor Leste, o que afeta especialmente o Rio Grande do Sul. Diante dessa situação, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) revisou para baixo, em agosto, a projeção de exportação de carne de frango para 2025, estimando uma redução de 2% em relação a 2024, totalizando 5,2 milhões de toneladas. Para 2026, contudo, a entidade prevê aumento de 5,8%, chegando a 5,5 milhões de toneladas.

Apesar da redução nas exportações neste ano, a produção de frango deve avançar 3% no fechamento de 2025, alcançando 15,4 milhões de toneladas, com expectativa de mais 2% de crescimento em 2026. O setor atravessou de forma relativamente tranquila o recente episódio da gripe aviária, que ficou restrito a apenas um caso, e contou com margens favoráveis, o que minimizou impactos no agregado.

Além disso, a competitividade da avicultura se mantém elevada, com o preço do frango apresentando vantagem relativa tanto em comparação ao dianteiro bovino quanto à carne suína, segundo o Itaú BBA Agro.


Fonte: O Presente Rural com informações Itaú BBA Agro

Créditos de Imagem: O Presente Rural