Asgav Notícias

Seminário Duas Safras apresenta novo painel de debate em Sarandi
10/07/2023

voltar
Seminário Duas Safras apresenta novo painel de debate em Sarandi

A próxima etapa deste ano do Seminário Duas Safras ocorre na próxima terça-feira (11), na cidade de Sarandi (RS). Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o evento deve reunir cerca de 300 produtores. Serão apresentados quatro painéis de palestras técnicas pela manhã e tarde, com destaque para a novidade da programação: um bate-papo sobre como controlar e manejar as plantas daninhas em cultivos de inverno e de verão.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, o objetivo do evento é “proporcionar um momento de troca de informações sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas a campo e aquilo que os produtores têm aplicado nas suas propriedades rurais”. Dessa forma, a ideia é auxiliar o produtor gaúcho a aumentar a produtividade – de forma que essa produtividade gere produtos de qualidade e reflita em maior rentabilidade.

Por isso, os assuntos dos painéis variam entre cenários econômicos e mercadológicos e cultivos de cereais de inverno, além do aproveitamento do milho na região da Produção. Representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Embrapa, Corteva, CCGL, Asgav e Ocergs estarão presentes nos bate-papos, além de produtores com cases práticos sobre os temas abordados em cada palestra.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui. Inscrições vão até o dia 10 de julho.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul, Embrapa, ABPA, Federarroz, Asgav, ACERGS, APASSUL, FecoAgro-RS, SINDAG, APROSOJA e Sips.

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Em 2022, três mil pessoas participaram do evento. A caravana de palestras do seminário passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta, Lavras do Sul, São Sepé e Vacaria, customizadas conforme as características de cada região.

Fonte: Rádio Guaíba