Notícias
Safra recorde nos EUA pressiona preço da soja
06/09/2016
voltar
A expectativa de uma safra recorde nos Estados Unidos neste ano fez o preço da soja no mercado interno retornar aos patamares de abril, quando a colheita estava sendo finalizada no Brasil. Conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média ponderada do produto no Paraná, refletida no Indicador Cepea/Esalq, está na faixa de R$ 75.
No mercado gaúcho, o preço da saca tem girado próximo disso também. Em junho, o valor pago ao produtor passou de R$ 90.
– A pressão está impactando nos contratos futuros, que já estão com valores menores – afirma Lucilio Alves, pesquisador responsável pela equipe de grãos do Cepea/Esalq.
Contratos fechados para entrega em abril e maio do próximo ano, destaca o pesquisador, já estão com preços mais baixos. Da safra passada, estima-se que apenas de 10% a 15% da produção ainda não tenha sido vendida pelos agricultores.
– Neste momento, o produtor está esperando algum solavanco de preço para comercializar o excedente – acrescenta Alves.
Consultorias americanas estão estimando condições excelentes de produtividade na colheita, que ganhará força a partir da segunda quinzena de setembro.
– Com a consolidação dessa safra recorde, o movimento baixista na Bolsa de Chicago tende a se acentuar – prevê Carlos Cogo, consultor de agronegócios.
A torcida do produtor rural brasileiro, agora, é de que o câmbio volte a subir – favorendo o preço da commodity cotada em dólar.
Fonte: Zero Hora