Notícias
Receita com exportação de frango e suíno está em alta mesmo diante de uma redução no volume negociado
06/10/2017
voltar
A Operação Carne Fraca já é um fator superado pelo setor de frangos e suínos no Brasil. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destacou que o setor, além de se recuperar, apresentou uma característica especial: a valorização dos produtos.
Ambos os produtos possuem grandes volumes em recuperação neste momento. Somente em receita, o crescimento deve ser de 17% - o que se deve a um preço melhor que o país conseguiu estabelecer no mercado internacional. Turra salienta que a demanda externa é boa em função das condições sanitárias do Brasil, que continua livre de doenças.
Os países que estão fora das compras após a Operação Carne Fraca, segundo o presidente, não representam grandes volumes em exportação. Por isso, a estimativa é que, até o final do ano, o setor de frango tenha um crescimento de 12% e o setor de suínos, entre 3% a 4%.
Ele lembra que o Brasil possui um histórico de mais de 40 anos de exportações e está bem posicionado no mercado internacional. Portanto, orienta o setor no sentido de que, neste momento, o importante é trabalhar para manter esses mercados, além de conquistar novos clientes.
Entre os pontos de atenção que o presidente aponta para os produtores de frangos e suínos estão a sanidade, o cuidado com o processo e a busca por novos mercados e clientes que possam agregar nessa negociação.
Fonte: Notícias Agrícolas - Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV/SIPARGS