Asgav Notícias

Rádio Web leva força da biosseguridade avícola gaúcha para milhões de ouvintes no RS
01/08/2025

voltar
8

Projeto de comunicação visa conscientizar a população e o setor no combate à Influenza Aviária

A atuação do Estado e das entidades avícolas gaúchas para garantir a aplicação de boas práticas sanitárias em granjas comerciais foi o foco do projeto de comunicação com a Rádio Web. Promovida pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS), a ação teve como objetivo divulgar o trabalho do serviço estadual oficial e reiterar a necessidade de boas práticas sanitárias para evitar a disseminação da Influenza Aviária nos criatórios comerciais. As informações de conscientização foram veiculadas em 372 rádios distribuídas em 369 municípios e alcançando mais de 26 milhões de reproduções no período de 25 de fevereiro a 14 de maio deste ano.

Depois dos dois casos registrados e superados no Estado em 2025, sendo um ocorrido em uma granja comercial no município de Montenegro, e outro em aves silvestres no zoológico de Sapucaia do Sul, as entidades concordaram com a urgência de lançar uma nova estratégia de comunicação para atingir tanto os consumidores quanto as indústrias.

“Vamos seguir trabalhando com responsabilidade e entendemos que também faz parte do nosso trabalho disponibilizar informações de credibilidade para avicultores de todos os portes compreenderem que a proteção das aves com a adoção efetiva de biosseguridade é uma obrigação de todos que atuam no setor”, disse o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.

O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, afirma que a sanidade animal e os cuidados com a biosseguridade precisam ser mantidos em alto nível. "Precisamos reunir esforços para evitar problemas nas granjas comerciais, pois tomar conta da sanidade é um dever do setor produtivo”, pontua Rogério Kerber.


Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS - O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br