Asgav Notícias

Queda na exportação de carne de frango está concentrada no Paraná e no Rio Grande do Sul
13/08/2025

voltar
Sem título

Entre as 23 Unidades Federativas brasileiras (UFs) que exportaram carne de frango nos sete primeiros meses de 2025, 10 delas registraram queda no volume embarcado, fazendo com que o total nacional recuasse 2,33% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse índice representou perto de 69,4 mil toneladas a menos, queda que teria sido maior não fossem as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte terem aumentado suas exportações em cerca de 20 mil toneladas no período. Ou seja: juntos, Sul e Nordeste exportaram quase 90 mil toneladas a menos, mais de 99% desse volume (89,2 mil toneladas) estando representados por produto do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Considerando-se que tais quedas são reflexo, sobretudo, do caso de IAAP na avicultura gaúcha, seria natural concluir que a maior redução está no Rio Grande do Sul. Mas não, pois a redução de 4,54% no Estado correspondeu a, aproximadamente, 18,8 mil toneladas a menos, praticamente um quarto da redução enfrentada pelo Paraná (-5,74%), que exportou 72,4 mil toneladas a menos.

Com tal retrocesso, as exportações paranaenses viram sua participação no total nacional recuar perto de 3,5% em relação aos sete primeiros meses de 2024. Mas isso não tirou a hegemonia do Estado, que continua respondendo por mais de 40% das exportações brasileiras de carne de frango e por mais da metade (quase 53%) do volume embarcado neste ano pelos três estados do Sul.


Fonte: AviSite

Créditos de Imagem: AviSite