
Notícias
Queda na exportação de carne de frango está concentrada no Paraná e no Rio Grande do Sul
13/08/2025
voltar

Entre as 23 Unidades Federativas brasileiras (UFs) que exportaram carne de frango nos sete primeiros meses de 2025, 10 delas registraram queda no volume embarcado, fazendo com que o total nacional recuasse 2,33% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse índice representou perto de 69,4 mil toneladas a menos, queda que teria sido maior não fossem as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte terem aumentado suas exportações em cerca de 20 mil toneladas no período. Ou seja: juntos, Sul e Nordeste exportaram quase 90 mil toneladas a menos, mais de 99% desse volume (89,2 mil toneladas) estando representados por produto do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Considerando-se que tais quedas são reflexo, sobretudo, do caso de IAAP na avicultura gaúcha, seria natural concluir que a maior redução está no Rio Grande do Sul. Mas não, pois a redução de 4,54% no Estado correspondeu a, aproximadamente, 18,8 mil toneladas a menos, praticamente um quarto da redução enfrentada pelo Paraná (-5,74%), que exportou 72,4 mil toneladas a menos.
Com tal retrocesso, as exportações paranaenses viram sua participação no total nacional recuar perto de 3,5% em relação aos sete primeiros meses de 2024. Mas isso não tirou a hegemonia do Estado, que continua respondendo por mais de 40% das exportações brasileiras de carne de frango e por mais da metade (quase 53%) do volume embarcado neste ano pelos três estados do Sul.
Fonte: AviSite
Créditos de Imagem: AviSite