Asgav Notícias

Programa Ovos RS promove curso de Boas Práticas de Fabricação para Fábricas de Ração
21/02/2020

voltar
Programa Ovos RS promove curso de Boas Práticas de Fabricação para Fábricas de Ração

Sempre buscando aprimoramento e evolução, o Programa Ovos RS promove este curso para trazer as fábricas de ração das granjas à luz da evolução observada em outras áreas

Historicamente as fábricas de ração das granjas, destinadas a produzir somente para o consumo dos animais da propriedade, ficam fora do guarda-chuva legal que abrange o setor. Muitos estabelecimentos investiram em automação e tecnificação de suas fábricas de ração, mas não implementaram boas práticas e controles de qualidade para registrar as atividades realizadas e ajustar os procedimentos, da mesma forma que realizam nas salas de classificação, por exemplo.

“Atualmente temos uma legislação (IN 14 de 2016) em vias de entrar em vigor (Julho de 2020) que contempla fábricas de ração para produção própria que utilizam medicamentos veterinários na composição de alguma ração produzida, estamos atentos a esta situação e ao impacto que a alimentação tem na produção de ovos - cerca de 60% dos custos de produção advém da alimentação” informa Dra. Raquel Melchior – Consultora do Programa Ovos RS.

O Programa Ovos RS/ASGAV está ofertando este curso aos seus associados a fim de otimizar e qualificar também este setor dentro da Postura Comercial.

O curso será custeado pelo Programa Ovos RS/ASGAV e será desenvolvido em parceria com o Laboratório de Ensino Zootécnico – LEZO da UFRGS no dia 19 de Março na Faculdade de Agronomia da UFRGS. Com enfoque totalmente prático, a proposta prevê que os participantes discutam e desenvolvam os documentos de BPF conforme previstos na IN 04 de 2007 que aborda o tema. Com material orientativo e pré-formatado os participantes do curso poderão fazer as adaptações necessárias e implementar as BPFs em suas fábricas, independente do porte e tecnificação das mesmas.

A implantação de BPFs nas fábricas de ração é uma etapa prévia e indispensável para o atendimento da IN 14 que exige adequações e registro ou cadastro de todas as fábricas de ração que irão utilizar medicamentos de uso veterinário, mesmo que com produção destinada somente a animais próprios.

“Precisamos estar atentos as mudanças e regramentos que se direcionam à esta área vital para o suprimento dos planteis de poedeiras, assim, continuamos a colaborar com o desenvolvimento do setor” – registra José Eduardo dos Santos Coordenador do Programa Ovos RS.

A programação completa e informações adicionais podem ser consultadas nos sites do Programa Ovos RS (www.ovosrs.com.br) e da ASGAV (www.asgav.com.br).

Fonte: Comunicação – ASGAV/SIPARGS
Contato: comunicacao@asgav.com.br - (51) 3228.8844 / (51) 9.8600.9684