Notícias
Produtividade do trigo está abaixo do esperado no RS
20/10/2017
voltar
O início da colheita de trigo no Rio Grande do Sul sofre com o mau tempo das últimas semanas. O excesso de chuvas no período do plantio e a falta da mesma no tempo de formação das plantas estão sendo determinantes para a possibilidade de uma safra abaixo do esperado.
Segundo o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, as primeiras colheitas já apresentam resultados abaixo do esperado.
"Temos produtividades oscilando entre menos de 20 sacas por hectare e no máximo 35 sacas por hectare. A qualidade não é diferente, com PH 72 a 76. Com esse PH e esta aparência de cor, o produto não tem qualidade", disse, em nota.
Os principais órgãos de levantamento de safras estimam que a produção chegue a R$ 1,7 milhão de toneladas. O dirigente destaca que em outras culturas de inverno também há prejuízos a serem amargados, como na cevada, que a produção colhida não tem condições de aproveitamento pela indústria cervejeira e deve ser encaminhada para forragem.
Fonte: Datagro
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV/SIPARGS