
Notícias
Presidente da ASGAV participa de reunião do Conselho do Plano Rio Grande e defende fortalecimento da avicultura no estado
11/07/2025
voltar

O presidente executivo da ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura), José Eduardo dos Santos, participou na manhã de ontem, 10 de julho, da reunião do Conselho do Plano Rio Grande, representando o projeto “Avicultura RS: competitividade, responsabilidade socioeconômica e apoio ao desenvolvimento do setor avícola do estado”.
O Conselho do Plano Rio Grande é um fórum estratégico criado pelo Governo do Estado com o objetivo de planejar e articular ações de reconstrução, desenvolvimento e resiliência do Rio Grande do Sul diante dos impactos das enchentes históricas ocorridas em 2024 e 2025. A iniciativa reúne representantes de diferentes setores da economia e da sociedade para construir soluções que promovam a recuperação e o crescimento sustentável do estado.
Durante sua participação, Santos destacou que o Plano Rio Grande representa uma esperança concreta para o setor avícola, especialmente diante dos desafios logísticos e estruturais agravados pelos recentes eventos climáticos. “A avicultura está presente em quase 280 municípios do estado. Dependemos diretamente de estradas e hidrovias para receber insumos e escoar nossa produção. As enchentes afetaram duramente regiões como o Vale do Taquari, responsável por aproximadamente 21% da produção, deixando muitos produtores sem acesso para entrada de ração animal e saída dos produtos", pontuou.
A avicultura gaúcha é um dos pilares da economia do estado. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de carne de frango do Brasil e o maior exportador nacional de ovos. O setor exporta carne de frango e ovos para mais de 150 países, alimentando milhares de famílias ao redor do mundo. São cerca de 30 mil empregos diretos e mais de 500 mil atividades indiretas geradas, movimentando cadeias como as indústrias de plásticos, máquinas e equipamentos, entre outros.
Na reunião, o presidente da ASGAV também abordou os impactos da ocorrência de um caso de influenza aviária em aves comerciais no estado, registrado em maio de 2025, o que resultou em mais de 40 embargos às exportações gaúchas e brasileiras. O dirigente destacou a atuação decisiva dos médicos veterinários do serviço de inspeção e defesa sanitária estadual da Secretaria da Agricultura, que conseguiram conter a situação em apenas 28 dias, com o apoio fundamental da Plataforma de Defesa Sanitária Animal desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria. Ele também destacou a atuação do Ministério da Agricultura.
“Precisamos retomar a competitividade da avicultura gaúcha e buscar a reabertura dos mercados internacionais. O que conquistamos em décadas foi parcialmente comprometido por esse episódio, e agora é essencial que o setor receba o apoio necessário para se recuperar com agilidade, eficiência e segurança”, conclui o dirigente.
A participação da ASGAV no Conselho do Plano Rio Grande reforça o comprometimento do setor com a recuperação do Rio Grande do Sul, atuando de forma propositiva e colaborativa na construção de políticas que impulsionem o desenvolvimento econômico, a segurança alimentar e a geração de emprego e renda para milhares de gaúchos.
Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS - O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br