Asgav Notícias

Plantio de milho vai a 70% da área no Rio Grande do Sul
20/10/2023

voltar
pixabay

Semeadura de soja já começou em algumas regiões do Estado, informa Emater-RS

O plantio de milho no Rio Grande do Sul chegou a 70% da área até esta quinta-feira (19/10), disse a Emater-RS. Os trabalhos avançaram cinco pontos percentuais em uma semana, e estão em linha com os 70% plantados no mesmo período do ano passado, e acima da média para o período, de 65%.

Em boletim, a Emater disse que a última semana foi marcada por maior incidência de luz solar, favorecendo o rápido crescimento e o desenvolvimento das plantas.

“Muitos produtores aproveitaram o período para aplicar fertilizantes nitrogenados nas áreas tecnicamente apropriadas e para realizar a aplicação de herbicidas, visando ao controle de ervas daninhas”, destacou o boletim.

Trigo
Em relação ao trigo, a colheita avançou de 11% para 19% em uma semana, e o clima chuvoso de setembro segue gerando preocupações com o rendimento da safra no Estado.

“Os resultados obtidos nas áreas em colheita indicam a redução na produtividade inicial, a ser estimada à medida que a operação evoluir, pois há resultados diversos, mesmo dentro de uma mesma região”, pontuou a Emater.

Também permanecem as preocupações com a qualidade do trigo gaúcho. Especialmente em relação à eventual presença de micotoxina, derivada da alta umidade no período final do ciclo da cultura, e da elevada incidência de giberela, que poderia resultar em não conformidade com os padrões de legislação.
Início do plantio de soja
Ainda no boletim desta quinta, a Emater indicou as primeiras áreas semeadas com soja no Rio Grande do Sul, mas ainda sem um percentual que possa ser contabilizado.

“O início da semeadura tem sido incipiente devido a diversos fatores, como o excesso de chuvas e a atenção voltada para a colheita das culturas de inverno. Como o El Niño indica precipitações acima da média no durante a semeadura, os produtores aguardam o momento mais apropriado para realizar o plantio”, destacou a Emater.

A estimativa inicial para a safra 2023/2024 de soja no Estado é de 6,7 milhões de hectares, aumento de 1,30% em relação ao ciclo anterior.

Fonte: Globo Rural
Créditos da Imagem: Pixabay