Notícias
Pintos alojados sinalizam aumento de mais de 5% na produção de carne de frango de 2021
23/12/2021
voltar
O levantamento mais recente do IBGE relativo aos nove primeiros meses de 2021 sugere que no corrente exercício o Brasil estará produzindo perto de 14,6 milhões de toneladas de carne de frango, volume de 6% a 7% superior ao de 2020.
Mas o levantamento do IBGE abrange apenas abatedouros sob algum tipo de inspeção – federal, estadual ou municipal. E a produção não inspecionada? Quanto representa?
Um indicador nesse sentido vem do alojamento de pintos de corte levantado pela APINCO. Assim, considerando que a viabilidade dos pintos alojados mensalmente seja de 96% e que os abates ocorrem aos 42 dias de idade, tem-se, ainda que aproximadamente, o número médio de cabeças abatidas mensalmente. Para projetar o volume de carne de frango daí decorrente adotou-se, como parâmetro, o peso médio informado pelo IBGE nos levantamentos trimestrais.
O resultado – representando o potencial de produção – é um volume ligeiramente superior a 15,6 milhões de toneladas, correspondente a aumento de 5,38% sobre o que foi estimado para 2020.
É interessante observar que, nessa projeção, apenas em novembro o número de cabeças abatidas foi inferior ao do mesmo mês de 2020. Se o peso médio do mês correspondeu à média dos nove primeiros meses do ano (2,358 kg por cabeça), o volume de carne produzida também retrocedeu em relação a novembro do ano passado. Mas sem interferir no resultado final.
Cotejados os abates inspecionados (IBGE) com as presentes projeções, observa-se que os primeiros correspondem, em média, a 93% do potencial ora estimado.
Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite