Asgav Notícias

Para o MAPA, exportação de carne de frango fecha 2019 com novo recorde: 4,1 milhões de toneladas
26/07/2019

voltar
Para o MAPA, exportação de carne de frango fecha 2019 com novo recorde: 4,1 milhões de toneladas

Nas mais recentes estimativas do MAPA (Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29), as exportações brasileiras de carne de frango in natura ficarão, neste ano, muito próximas dos 4,1 milhões de toneladas (o volume projetado é, mais exatamente, de 4,098 milhões de toneladas), desempenho que, se confirmado, corresponderá a novo recorde histórico do setor, superando o máximo anteriormente exportado ( 3,961 milhões de toneladas em .2016).

Porém, os indicadores até agora disponíveis sugerem que esse volume será superado. Entre esses indicadores estão (1) o índice de incremento registrado no primeiro semestre e (2) a média diária embarcada nos 15 primeiros dias úteis de julho corrente. A cada um deles, individualmente:

Os embarques efetivados na primeira metade de 2019 registraram aumento de 11% sobre idêntico período anterior e ultrapassaram 1,9 milhão de toneladas. Para que se chegue aos 4,098 milhões de toneladas estimados pela MAPA será preciso exportar, neste semestre, cerca de 2,2 milhões de toneladas, apenas 4% a mais que o registrado no segundo semestre de 2018.

Nas circunstâncias aí presentes é pouco provável que se tenha, neste semestre, incremento menor que o do primeiro semestre. Supondo-se, neste caso, que o aumento se mantenha no mesmo nível do semestre anterior, o total anual irá superar os 4,2 milhões de toneladas - somente de produto in natura.

Já o segundo indicador – média diária embarcada nos primeiros dias de julho – também aponta volume superior, mas muito próximo do estimado pela MAPA. Ou seja: os números da SECEX/ME para as três primeiras semanas de julho indicam embarques de 17.038 toneladas por dia útil. Como o segundo semestre do ano conta com 130 dias úteis (7 dias úteis a mais que o primeiro semestre), o total do período pode aproximar-se dos 2,215 milhões de toneladas. Que, somadas ao volume embarcado no primeiro semestre podem representar total anual acima de 4,1 milhões de toneladas.

Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite