Asgav Notícias

Palestra sobre avicultura marca a 7ª Estrela Multifeira
09/11/2021

voltar
Palestra sobre avicultura marca a 7ª Estrela Multifeira

Os desafios e os caminhos para superação do setor avícola gaúcho e nacional ganharam evidência durante a 7ª Estrela Multifeira, que aconteceu de 29 a 31 de outubro e de 5 a 7 de novembro, no porto de Estrela. Com foco em agronegócio, cultura, turismo, tecnologia, esportes e negócios, o evento recebeu mais de 52 mil pessoas, número que ultrapassa a estimativa inicial, que previa até 50 mil visitantes. Na categoria agronegócio, o segmento de aves foi destaque por meio da palestra “Avicultura Rio Grande do Sul e Brasil: Informações, números e cenários. Importância socioeconômica e avaliação conjuntural”, ministrada pelo presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos.

O dirigente falou para uma plateia formada majoritariamente por avicultores independentes e de cooperativas. Na oportunidade, apresentou um resumo do setor em 2021, ressaltando uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores de aves, que foi o elevado aumento dos custos de produção, puxado, em especial, pela cotação do milho, que chegou a ter uma alta de 100% em relação à precificação normal da saca de 60 quilos, em torno de R$ 50,00. “Foi um trabalho árduo e obstinado para evitar o encerramento de produções, em que conseguimos fazer reajustes, mas ainda assim tivemos prejuízo de em média R$ 2,00 por quilo do frango”, explica, salientando que depois houve uma reposição de 15% no preço, diminuindo os prejuízos no setor.

Santos também deu ênfase às ações construídas para aliviar o setor, como publicação da medida provisória nº 1.701 que suspende até 31 de dezembro a cobrança da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação do milho. O ato proporciona benefícios para toda a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura, principalmente para as indústrias que não atuam no mercado internacional de proteína animal e não têm acesso ao sistema Drawback que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Outro ponto assinalado foram as alternativas de fabricar ração a partir das culturas de inverno, reduzindo a dependência do milho como insumo, garantindo as propriedades nutricionais da alimentação para os animais.

A avicultura nacional também foi abordada, destacando que o Brasil é o primeiro exportador do mundo, seguido dos Estados Unidos e União Europeia, e o terceiro maior produtor mundial.

Santos ainda concedeu entrevista para diversos veículos de comunicação que faziam a cobertura do evento

A próxima edição da Estrela Multifeira ocorrerá em 2023, nos dias 9, 10, 11 e 12, e 17, 18 e 19 de novembro, no Porto de Estrela.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS – O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br