Asgav Notícias

Organização Avícola do RS (Asgav & Sipargs) recebe delegação da Etiópia
14/11/2023

voltar
DSC_4980

A entidade busca promover a avicultura gaúcha em diversas ações de prospecção

A Organização Avícola do Estado do RS (Asgav/Sipargs) recebeu na manhã desta segunda-feira, 13, a visita da delegação da Etiópia em sua sede, em Porto Alegre/RS. A visita oficial envolveu os Ministérios do país Africano, governos estadual e federal do Brasil e Asgav, instituição que representa a avicultura local. O objetivo da missão foi tratar principalmente de assuntos relacionados ao potencial das exportações avícolas do estado e as ações e programas do setor contra a Influenza Aviária, que não atinge plantéis comerciais no Brasil.

O presidente executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, recebeu os visitantes e apresentou a estrutura organizacional da entidade avícola do RS, empresas associadas, as regiões produtoras de carne de frango e ovos do RS, bem como os volumes de produção e exportação do Estado e do Brasil. As medidas de biosseguridade adotadas e o sistema dinâmico e planejado de comunicação e orientação para a prevenção da Influenza Aviária também fizeram parte da apresentação do executivo.

“Apresentamos, a instituição, o setor e também nossas ações de prevenção e enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, registrando nossa condição e status livre da doença nos plantéis comerciais”, comenta Santos.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, Evaldo Silva Júnior, participou da reunião e agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância dessa aproximação para o agronegócio gaúcho, como forma de promover o desenvolvimento dos setores produtivos.

Participaram da comitiva Etíope, os Srs:
• Girma Mulugeta Tulu - Ministério da Agricultura, Assessor para o Desenvolvimento de Recursos Pecuários, Ministro de Estado;
• Wubishet Zewdie Wakene – Ministério da Agricultura, Saúde Animal e saúde pública veterinária;
• Kassaw Amsalu Tadesse – Ministério da Agricultura, Chefe da mesa de prevenção e controle de doenças;
• Getahun Bahiru Desta – Ministério da Agricultura, Chefe da mesa de epidemiologia;
• Seifu Hailu Garedew – Ministério da Agricultura, Autoridade Agrícola da Etiópia, Diretora da Direção de Importação, Exportação e Quarentena;
• Fikreslassie Dawit Tsegay – Ministério da Agricultura, Gerente de produção de frango Etíope;
• Mulugeta Abrha Taherek;
• Louis Perault - Consultor Sênior da SASSO.

Na participação brasileira, estiveram presentes Dra. Tais Oltramari Barnasque, Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Vilmar Vidor e Vinicius Mittag Vidor, diretores da Gramado Avicultura, Ivani M. Arend, Comércio Exterior da Gramado Avicultura e Vanessa C. Breunig, RT da Gramado Avicultura. A Gramado avícola foi quem recebeu a missão como exportadora para aquele país.

A comitiva não passou por nenhuma visita em propriedade avícola do estado ou do país, mantendo os procedimentos de biosseguridade.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS - O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br