Asgav Notícias

O frango é pop: ação no Planeta Atlântida buscou fomentar o consumo
27/02/2024

voltar
4921350_669c334283192f7

Informações e receitas são estratégias para divulgar o produto produzido no RS, que tem bons índices nutricionais

O frango é pop! Na edição do Planeta Atlântida 2024, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) esteve presente no evento ocorrido em Xangri-Lá, nos dias 2 e 3 de fevereiro, para mostrar as qualidades e os diferenciais da ave como alimento. O evento reuniu cerca de 80 mil pessoas, e parte desse público teve a oportunidade de degustar, no Planeta Premium por Destemperados, o galeto al primo canto, preparado pelo renomado chef de cozinha Marcos Livi. É bom lembrar que existem outros pratos à base da carne de frango que também são de dar água na boca: no arroz, acompanhado de uma polentinha frita, na panela de ferro… Opções não faltam, das mais rebuscadas de se fazer às mais simples.

Além da ação no Planeta Atlântida, a Organização Avícola do Rio Grande do Sul, integrada pela Asgav e pelo Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs), trabalha com outras iniciativas para fomentar o consumo de frango. Em seus canais de comunicação (como redes sociais, sites, revistas, eventos e parcerias com associações de nutricionistas), são feitas atividades divulgando receitas e levando informações relevantes ao público. Campanhas de valorização do produto com origem no RS e incentivo ao consumo também estão na linha de trabalho.

Isso porque, conforme a Asgav, em um mercado competitivo, cabe destacar os atrativos da carne de frango. Por exemplo: oferece todos os aminoácidos essenciais, é rica em vitaminas (B12 e outras do complexo B e E) e minerais, tem teor de gordura saturada e de colesterol mais baixos que outras carnes e proteína de alto valor biológico. Complementarmente, o sistema de produção segue à risca critérios técnicos definidos por legislação de órgãos oficiais como Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura das áreas de defesa sanitária e inspeção.

José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav, reforça que a avicultura gaúcha é uma das atividades de destaque no agronegócio do Estado e do Brasil, movimentando um número considerável de empregos diretos (aproximadamente 35 mil, sendo 7,2 mil famílias de produtores integrados de frango de corte) e em torno de 600 mil atividades indiretas (como fornecedores de embalagens, maquinários, transportes, grãos, serviços e outros insumos).

De acordo com a Asgav, o Rio Grande do Sul é, atualmente, o terceiro maior produtor de carne de frango do Brasil – responsável por 14% da produção nacional – e o terceiro maior exportador de carne de frango do país, correspondendo a cerca de 15% do volume enviado para além das fronteiras.

– A qualidade na produção e manejo a campo, bem como do processo industrial no RS, são alguns diferenciais, não entrando em demérito a nenhum outro Estado produtor. O controle sanitário também é muito observado e praticado no Rio Grande do Sul, além da interatividade e do bom diálogo entre serviços oficiais e o setor – avalia o presidente executivo da Asgav.

Fonte: Zero Hora