Notícias
Nota de posicionamento após confirmação oficial caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves marinhas migratórias no Brasil
15/05/2023
voltar
Em nome da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (O.A.RS) e suas entidades membros Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas (SIPARGS) vimos por meio deste informar que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA – oficializou detecção de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade - IAAP (H5N1) em aves marinhas migratórias no Brasil.
A detecção ocorreu em duas aves silvestres (aves marinhas da espécie Thalasseus ocuflavidus e de nome popular Trinta-réis-de-bando) no litoral do Estado do Espírito Santo.
Destacamos que a notificação de casos de IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre. Assim, não há qualquer alteração com relação ao abastecimento interno de produtos e não são esperadas mudanças no fluxo de comércio internacional de produtos brasileiros, tendo como princípio as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Ademais, destacamos que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.
A Defesa Sanitária Animal, através do MAPA e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - SEAPI - seguem realizando intenso monitoramento e ações de vigilância em todo território gaúcho e, até o momento, não há registro de casos no Estado. A Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul informa que segue diretrizes e recomendações da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA.
Reiteramos nossas orientações e recomendações do reforço às medidas de biosseguridade para todo o setor avícola do Rio Grande do Sul. Materiais informativos podem ser acessados através de nossos canais de comunicação.
Dúvidas, mais informações e detalhes técnicos podem ser encaminhados para o e-mail: suporte@asgav.com.br ou através do fone: (51) 9.8600.9684/ (51) 3228.8844 - Caroline Freitas - Médica Veterinária Assessora Técnica.
por José Eduardo dos Santos
Presidente Executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul
Associação Gaúcha de Avicultura - ASGAV
Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do RS – SIPARGS
Coordenador do Programa Ovos RS e do Programa Ovos Plus Quality