Notícias
Milho tende a pressionar preços do frango e suínos
14/12/2019
voltar
A cotação do milho está subindo e tende a não recuar no primeiro semestre de 2020, contribuindo para que o preço da carne de aves e suínos também se mantenha em alta. A avaliação foi feita pelo vice-presidente e diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ontem, durante encontro que tratou das perspectivas para o setor, na sede da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), em Porto Alegre.
“O custo está aumentando”, observou Santin, referindo-se a fatores como a necessidade que a agroindústria tem de comprar milho no exterior, em contratos que acabam absorvendo a elevada cotação do dólar. Importações da Argentina e Paraguai estão em andamento. Também há negociação com os Estados Unidos. De janeiro a novembro deste ano, as aquisições de outros países aumentaram 59%, segundo dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O maior volume – 85% – veio do Paraguai.
No Rio Grande do Sul, o segmento demonstra otimismo com o programa de incentivo ao milho que o governo do Estado pretende lançar nas próximas semanas. O diretor-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, acredita que a iniciativa pode levar à ampliação da produção e melhora na qualidade do grão.
Por outro lado, Santin acredita que os sinais de reaquecimento na economia nacional podem significar uma retomada no consumo interno. “A volta de crescimento, com retomada de emprego e renda para o trabalhador, significa naturalmente mais consumo das nossas proteínas, que têm preços mais razoáveis”, analisou.
Entre as medidas que podem dar mais competitividade ao setor, Santin citou a reforma tributária e a continuidade das parcerias público-privadas, especialmente nas áreas de portos e estradas. A opinião é compartilhada por Santos. “Neste ano demos um passo na recuperação. Ano que vem, temos que dar no mínimo dois”, afirmou.
A projeção da indústria é de que a demanda externa se mantenha aquecida em 2020, com expectativa de mais plantas habilitadas pela China e retomada de embarques para a União Europeia. Conforme Santin, a demanda tem feito com que o setor crie novos postos de trabalho, porém os números ainda não foram contabilizados pela entidade.
A nova campanha publicitária para fomentar o consumo da carne de frango no verão foi lançada ontem pela Asgav. A ABPA deve desenvolver iniciativa semelhante em âmbito nacional.
Fonte: Correio Do Povo
Créditos da Imagem: Correio do Povo/Divulgação