Notícias
Melhora, em abril, o poder de compra do frango vivo em relação ao milho e ao farelo de soja
27/04/2022
voltar
Embora permaneça com a cotação inalterada desde o início do terceiro decêndio de março passado (ou seja, há mais de 30 dias), em abril o frango vivo seu poder de compra em relação ao milho melhorar e atingir seu maior nível desde agosto de 2020.
Isto ocorre porque o milho está encerrando o mês com preços em redução e a menor cotação do ano. Ou, pelos resultados preliminares, a pouco menos de R$94,00/saca pela média mensal e, portanto, com uma redução de quase 10% em relação a março passado, ocasião em que o grão alcançou a maior cotação dos últimos 11 meses.
Feitas as contas, uma tonelada de frango vivo vem permitindo adquirir, neste mês, cerca de 4,1 toneladas de milho, volume que corresponde a um aumento de quase 50% em comparação ao adquirível em abril de 2021 (2,8 toneladas) – mês em que, opostamente ao momento atual, o avicultor enfrentou o segundo menor poder de compra dos últimos 10 anos.
Porém, o ganho atual tem reflexos mínimos no poder aquisitivo do quadrimestre, pois, na média, se encontra apenas 1% acima da média registrada nos 12 meses do ano passado (3,326 toneladas).
Em outras palavras, portanto, a capacidade de compra do avicultor em relação ao milho permanece nos níveis mais baixos dos últimos 10 anos.
O mesmo quadro se aplica ao farelo de soja, que depois de alcançar em março passado recorde histórico de preço, vai encerrando abril com uma cotação média (R$2.745/tonelada) também quase 10% inferior à do mês anterior.
Com isso, o poder de compra do frango vivo em relação ao farelo alcança o melhor nível desde agosto de 2020. Mas embora o volume adquirível seja cerca de 20% superior ao do mês passado, não reverte a constatação de que, neste ano (primeiro quadrimestre), o poder aquisitivo do produtor de frangos no tocante ao farelo de soja permanece no menor nível dos últimos 10 anos.
Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite