Asgav Notícias

Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia reabrem mercado para carne de frango brasileira
24/07/2025

voltar
Sem título

Após a conclusão do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrado no município de Montenegro (RS), o Brasil começou a recuperar gradualmente o acesso a mercados internacionais para a carne de frango. Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia foram os mais recentes países a suspender as restrições que haviam imposto à importação do produto brasileiro.

Com essas reaberturas, já são mais de 30 países que mantêm o comércio normalizado com o Brasil, reconhecendo o controle sanitário e as medidas adotadas para contenção do foco. Estão nesta lista nações como África do Sul, Argentina, Egito, Índia, México, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e outros importantes parceiros comerciais.

Ainda assim, alguns mercados seguem com restrições. O Canadá, Chile, China, União Europeia e outros países mantêm suspensão total às exportações brasileiras de carne de aves. Outros adotaram medidas mais pontuais, com restrições limitadas ao estado do Rio Grande do Sul ou até mesmo apenas ao município de Montenegro, caso do Catar, ou a zonas específicas, como no caso de Japão, Maurício, Suriname e Nova Caledônia.

Esse modelo de reconhecimento por área, chamado de regionalização, segue os princípios do Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Acordo SPS (Medidas Sanitárias e Fitossanitárias) da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele permite que países importadores restrinjam apenas áreas afetadas, mantendo o comércio com regiões livres da doença.

O avanço do Brasil na retomada do comércio demonstra a confiança internacional no sistema de defesa sanitária do país e reforça a importância da vigilância ativa, da transparência e da adoção dos protocolos internacionais para garantir a segurança do comércio e a estabilidade da produção avícola nacional.


Fonte: Assessoria

Créditos de Imagem: O Presente Rural