Asgav Notícias

Isenção para importar soja e milho de volta
20/04/2021

voltar
Isenção para importar soja e milho de volta

Diante de preços que seguem em alta - valorizados em parte pela variação cambial -, o governo federal decidiu isentar novamente a tarifa de importação para milho, soja, óleo e farelo de soja. A derrubada da taxa, cobrada para produtos de fora do Mercosul, vale até o final do ano e vinha sendo reivindicada pelo setor de proteína animal. A indústria de carne tem nesses grãos os principais insumos da ração animal. E, por conta disso, tem os custos de produção impactados substancialmente.

O cenário ficou ainda mais preocupante com a situação climática que atrapalha o desenvolvimento da segunda safra de milho no Brasil. A colheita da safrinha vinha sendo a aposta de ampliação da oferta do grão no mercado brasileiro. Mas o mau tempo pode encolher o volume esperado.

Para o Rio Grande do Sul, o cenário é ainda mais dramático. Acumula duas safras reduzidas de milho por conta do tempo, ampliando a dependência do grão de fora.

A isenção da tarifa agora retomada vale até o final deste ano e abre espaço para que países de fora do Mercosul possam entrar na relação de fornecedores sem ter um custo extra para isso. A determinação foi tomada ontem pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A medida passa a valer sete dias depois da publicação de resolução.

Em outubro do ano passado, já havia sido autorizada a suspensão do imposto de importação para o milho até 31 de março deste ano. Soja, óleo bruto e farinha, além de pellets também tiveram o benefício até 15 de janeiro.

Fonte: Zero Hora
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV