Notícias
Hong Kong testa carne de frango brasileira e resultado dá negativo para Covid-19
20/08/2020
voltar
O Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) de Hong Kong informou que 40 amostras da carne de frango congelada vindas do Brasil foram testadas para o novo coronavírus e o resultado foi negativo.
A medida foi tomada após o governo de Shenzhen, na China, ter anunciado que um lote de asas de frango congeladas exportadas pelo Brasil testou positivo para a Covid-19 - a carne veio da unidade da Aurora em Xaxim (SC), que foi suspensa temporariamente por Hong Kong.
Em comunicado, o CFS voltou a reconhecer que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades em segurança alimentar de todo o mundo não encontraram evidências de que humanos possam ser infectados pela Covid-19 através da alimentação.
Um porta-voz de Hong Kong contatou autoridades brasileiras e em Shenzhen para entender o problema e reiterou a suspensão do frigorífico da Aurora "enquanto espera por investigações futuras e detalhes dos testes por autoridades relevantes".
O Ministério da Agricultura confirmou nesta quarta-feira (19/8) que foi "comunicado oficialmente por Hong Kong" sobre a suspensão temporária da carne da Aurora e declarou que vai responder aos questionamentos das autoridades.
A preocupação do governo é com uma escalada nas suspensões por outros países. Depois do incidente na China, as Filipinas interromperam a compra da carne de frango do Brasil.
No caso de Hong Kong, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que "apoiará a busca por soluções no âmbito da Organização Mundial do Comércio, já que não se trata de uma decisão tomada com base em critérios científicos”.
Fonte: Revista Globo Rural
Créditos da Imagem: Fabiano Accorsi/Ed. Globo