Asgav Notícias

Homenagem ASGAV aos AFFA - Auditores Fiscais Federais Agropecuários
30/06/2020

voltar
Homenagem ASGAV aos AFFA - Auditores Fiscais Federais Agropecuários

Em reconhecimento aos esforços e trabalho essencial na indústria avícola e outras no ramo da proteína animal, a Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul, composta pelas entidades ASGAV, SIPARGS e seus programas e projetos, HOMENAGEIAM OS AUDITORES FISCAIS AGROPECUÁRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.

Reproduzimos o artigo do Dr. Mário Fernando Lopes - Delegado Sindical no RS do Sindicato Nacional dos A.F.F.A, publicado em 28 de junho no caderno Rural do Jornal Correio do Povo. Confira abaixo!

AUDITOR AGROPECUÁRIO PRESENTE DO CAMPO À MESA

Em 2020, mais uma vez, a balança comercial brasileira vem registrando superávit graças ao agronegócio. Seja pelo grande volume de exportações, ou pela redução nas importações, o setor é o grande responsável pelos números positivos da balança para o Brasil. De janeiro a maio, houve recorde de exportações agropecuárias, que acumularam 42 bilhões de dólares no período.

Os auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) atuam diretamente neste segmento, sendo responsáveis por sua fiscalização e certificação. Todos os produtos do agronegócio, tanto os que saem quanto os que entram no país, passam pela mão desses servidores. Mas o trabalho da categoria não está restrito ao que transita pelos portos, aeroportos e fronteiras.

Nossas atividades têm função estratégica na segurança dos alimentos, na análise laboratorial oficial, na produção de sementes e até no fomento agropecuário. Você sabia que os auditores fiscais federais agropecuários ajudam a definir e auditar os projetos que serão beneficiados pelas emendas parlamentares?

Em meio à pandemia e a todas as recomendações de “fique em casa”, nós, auditores fiscais federais agropecuários, mantivemos nossas atividades, consideradas essenciais, pois estão relacionadas à produção de alimentos. Todos os cuidados são tomados, como o afastamento de servidores do grupo de risco e uso de equipamentos de proteção individual.

Dentro dos frigoríficos sob Inspeção Federal permanente, atuam 71 AFFAs. Nestes locais, onde registraram-se inúmeros casos da doença, os auditores prosseguem inspecionando e certificando cargas para consumo interno e exportação. Como houve interdição de algumas plantas agroindustriais por causa da doença, turnos extras foram necessários em outras localidades. Foram mais de 150 abates extraordinários realizados desde o início da pandemia somente no Rio Grande do Sul.

No Vigiagro, o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, também permanecemos alertas. Desde março, nossos colegas do Porto de Rio Grande já fiscalizaram e coordenaram o embarque de mais de 33 mil bovinos vivos para o Oriente Médio. E não é só isso. Além dos produtos de origem animal, que saem para dezenas de países, cargas de madeira, grãos, frutas e insumos agropecuários como fertilizantes e medicamentos veterinários também são alvo do olhar atento dos AFFAs, tanto para a saída quanto para a entrada no país.

As sementes que chegam ao Brasil também passam pelo crivo dos auditores agropecuários. Amostras de todos os carregamentos são analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) para verificação de qualidade e sanidade. Aliás, o LFDA é responsável por analisar diferentes produtos, inclusive amostras de inquéritos epidemiológicos que verificam a existência de vírus e outras doenças nos rebanhos gaúcho e brasileiro. Até testes para Covid-19 nosso Laboratório, localizado na Ponta Grossa, em Porto Alegre, vem realizando.

Ainda sobre sementes, os produtores nacionais recebem um registro e todo o processo junto a certificadoras credenciadas é auditado pelos fiscais. Só no Rio Grande do Sul são inscritos em média seis mil campos de produção de sementes por ano. Bebidas e alimentos como vinhos, cervejas e azeite de oliva recebem a atenção destes servidores, que não param mesmo em condições desfavoráveis.

O agronegócio brasileiro não para de crescer. São diferentes setores, com legislações, técnicas e tecnologias que se modernizam o tempo todo, exigindo capacitação, estudos permanentes e dedicação exclusiva. E enquanto nosso agro se expande em tamanho e importância, nosso quadro vai se reduzindo por conta de aposentadorias. Hoje pouco mais de duzentos auditores estão em atividade no estado.

Como sindicato, temos que alertar sobre a necessidade de realização de novos concursos para o ingresso de mais colegas nesta carreira que está entre as típicas de Estado. Ou seja, exercem funções que não podem ser terceirizadas, que precisam ser realizadas por servidor concursado, sem riscos de mudanças a cada troca de governo.

O reconhecimento justo do trabalho do AFFA pelos governantes e pela população tem importância para a valorização da carreira e para a continuidade de sua execução com assertividade e correção, contribuindo para a saúde da população e para o desenvolvimento do agro brasileiro.

Por MARIO FERNANDO PEYROT LOPES - Delegado Sindical no RS do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – Anffa Sindical

Fonte: Correio do Povo