Notícias
Frango vivo: fragilidade igual à de 2016 nos seis primeiros dias de negócios do novo ano
09/01/2017
voltar
O frango vivo negociado no interior paulista completou a primeira semana de 2017 (seis dias de negócios) registrando o mesmo comportamento e a mesma fragilidade de um ano atrás.
A única diferença é que em janeiro de 2016 a primeira queda de preços só ocorreu no segundo dia de negócios do ano (5), sendo sucedida por outras duas quedas consecutivas. Em 2017, o mercado já abriu em queda (dia 2), registrando a seguir três novas reduções consecutivas.
Com isso, mesmo encerrando a semana com valores muito próximos dos registrados há um ano, completa o período com um valor médio quase 4% inferior ao do mesmo período de 2016. O que, considerada uma inflação superior a 6%, significa preço real em torno de 10% menor.
A expectativa, agora, é a de que se volte a observar, doravante, a mesma estabilidade que prevaleceu durante boa parte de janeiro de 2016. Mas que, infelizmente – é triste, porém necessário lembrar -, não se manteve no terceiro decêndio daquele mês.
De toda forma, é oportuno destacar que essa ocorrência não representa o caos, podendo ser considerada rotineira no setor. Tanto que, há pelo menos sete anos (desde 2010), janeiro é encerrado com valor menor que o do início do ano. E, neste caso, as quedas entre as duas pontas têm variado desde 3% até 24%.
Fonte: Avisite
Créditos da Imagem: Avisite