Asgav Notícias

Frango: Queda nas exportações
09/04/2019

voltar
Frango: Queda nas exportações

As exportações brasileiras de carne de frango somaram 340,5 mil toneladas em março, com queda de 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em receita, a atividade movimentou 564,8 milhões de dólares, 4,1% menos que março de 2018. A soma inclui tanto os produtos in natura quanto os processados. A entidade atribui grande parte do recuo à adaptação do setor a mudanças no sistema de emissão de certificados para exportação.

Na comparação com fevereiro, porém, houve crescimento. Naquele mês os embarques haviam somado 281 mil toneladas, com receita de 453 milhões de dólares. Segundo a ABPA, o movimento não sofreu impacto do anúncio de um escritório comercial do Brasil em Jerusalém, o que irritou algumas autoridades árabes. Um dos destaques de março foi o aumento das exportações para os Emirados Árabes Unidos, que compraram 36,3 mil toneladas, 23% a mais na comparação com março de 2018. O país ocupa a terceira posição no ranking dos importadores, atrás apenas da China e da Arábia Saudita.

“Além da consolidação da China como principal destino da carne de frango brasileira, a forte elevação das vendas para os Emirados indica a sustentação do fluxo de produtos halal no Oriente Médio”, afirmou o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin. As vendas para a União Europeia também cresceram, chegando a 20,3 mil toneladas. No acumulado do ano, o saldo do segmento é de 939,3 mil toneladas embarcadas, número 7,6% inferior ao registrado no primeiro trimestre do ano passado. A receita de janeiro a março ficou em 1,5 bilhão de dólares, queda de 3,8%.

As exportações de carne suína, por sua vez, registraram um primeiro trimestre superior ao do ano passado. As exportações alcançaram 157,5 mil toneladas, ampliação de 1,4% sobre igual período de 2018. A receita, porém, teve queda de 5,4%, chegando a 298 milhões de dólares. Em março, as vendas alcançaram 54,8 mil toneladas, volume 5,6 inferior ao de março do ano passado. Em receita, houve retração de 7,8%, com um total de 106 milhões.

Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV