Notícias
Fórum do Milho: Lideranças apostam na organização da cadeia
12/03/2019
voltar
Solucionar o abastecimento de cadeias como as da avicultura e da suinocultura no Rio Grande do Sul e no Brasil foi o principal tema do 11º Fórum do Milho, realizado ontem na Expodireto Cotrijal. Coordenado pelo ex-secretário de Agricultura do Estado, Odacir Klein, o fórum discutiu alternativas para produção, armazenagem e comercialização do cereal. Segundo Klein, um estudo feito em parceria do Fundesa com o Instituto de Pesquisa Gianelli Martins está traçando as soluções para melhorar o abastecimento de milho à indústria de proteína animal do Estado. Uma publicação foi distribuída no evento com opiniões de diversas áreas ligadas a produção do cereal para servir de base para a discussão.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, defendeu a organização da cadeia do milho pela lógica de mercado. Turra afirmou que não existem impedimentos jurídico para o agricultor celebrar acordos prévios de venda da produção e facilitar o abastecimento da indústria. O dirigente citou o levantamento da Conab de fevereiro, que estima que produção de milho no país deve ter crescimento de 13% este ano, chegando a 91,6 milhões de toneladas.
Estiveram presentes no debate o presidente da Apromilho, Ricardo Meneghetti; o economista-chefe do sistema Farsul, Antônio da Luz; o presidente da Fecoagro, Paulo Pires; presidente do Acsurs, Valdecir Luis Folador; o secretário-geral da Fetag, Pedrinho Signori; o presidente de Acergs; Vicente Barbiero; o diretor de operações do Grupo de Heus, Henrique Fernandes; assistente técnico estadual da Emater, Alencar Rugeri, e o professor e pesquisador Elmar Floss.
Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Guilherme Almeida