Asgav Notícias

Exportadores de frango tentam reverter embargo chinês
11/07/2018

voltar
Exportadores de frango tentam reverter embargo chinês

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) está tentando reverter o embargo adotado temporariamente pela China sobre a importação da carne de frango produzida no Brasil. O governo de Pequim considera que os produtos chineses são alvo de concorrência desleal e devem anunciar uma medida final sobre o tema em agosto.

A ABPA, que emitiu nota de protesto tão logo soube da decisão do Ministério do Comércio da China, em vigor desde 9 de junho, está trabalhando para derrubar a exigência de que os importadores chineses de frango brasileiro tenham que fazer depósitos que variam entre 18,8% a 38,4% do total das compras.

Ao todo, 29 empresas brasileiras foram atingidas pela medida. Dados divulgados pela ABPA indicam que em 2017 foram vendidas à China 391,4 mil toneladas de carne de frango, volume que corresponde a 9,2% do total exportado pelo Brasil.

Para o advogado Carlos Araúz Filho, que representa uma das empresas selecionadas para apresentar informações ao Ministry of Commerce of the People's Republic of China – MOFCOM, "a avicultura brasileira conquistou uma posição de destaque no cenário mundial, sendo o Brasil, atualmente, um dos maiores exportadores para o mercado chinês, razão pela qual entende que a República Popular da China irá respeitar as regras estabelecidas pelo acordo antidumping da Organização Mundial do Comércio, de forma a restabelecer esta importante relação comercial que une os dois países". Importantes advogados brasileiros e chineses, especializados em trade law, estão auxiliando as exportadoras brasileiras, via ABPA, a acompanhar as tratativas junto ao MOFCOM, órgão responsável pela condução desse processo.

CENÁRIO

O governo brasileiro afirmou oficialmente, que os indicadores apontam que as importações brasileiras não afetaram as vendas da carne de frango produzida na China. A expectativa é de que o governo chinês encerre a investigação e não aplique as medidas antidumping em caráter definitivo.

Maior exportador de frango do mundo, o Brasil é o principal fornecedor externo de produtos avícolas para o mercado chinês. Os Estados Unidos eram o principal vendedor até 2010, quando Pequim adotou tarifas antidumping sobre os produtos norte-americanos. A China tem sido pressionada a reabrir seu mercado para o frango norte-americano.

Fonte: Jornal do Oeste
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV