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Expansão no mercado agrícola mundial
28/09/2016
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No momento em que o país precisa gerar divisas para fomentar seu mercado interno e se capitalizar, vem em boa hora a notícia de que é possível conseguir uma ampliação de 7% para 10% da presença brasileira no mercado agrícola mundial. A informação é do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que liderou uma delegação que percorreu vários países ofertando produtos nacionais do setor primário. A Ásia foi a região escolhida e diversas negociações foram feitas com o Vietnã para a venda de carnes, assim como na Malásia. Na Índia, a empresa indiana UPL anunciou a construção de uma unidade para realizar a síntese de ingredientes ativos agroquímicos, com investimento de R$ 1 bilhão. Também foram explicitadas as regras que o país segue para ter um padrão de qualidade na exportação. Sem dúvida, esse tipo de missão é fundamental para desbravar novos mercados e também para que o país possa se situar melhor no cenário de uma grande competitividade no comércio internacional. Os desafios são grandes, como o de melhorar a qualidade da produção brasileira e diminuir os custos logísticos, como os de transporte e de armazenamento. O Brasil precisa ofertar produtos com valor agregado e, para tanto, faz-se necessário aportes em tecnologia e inovação. Contudo, para financiar tais custos, urge amealhar verbas e essas receitas podem vir do mercado externo. Assim, quanto mais se exportar mais se qualifica a produção e quanto mais se qualifica a produção mais se exporta. O Brasil tem que se inserir nesse ciclo.
Fonte: Correio do Povo