Notícias
Embarques mensais de carne de frango em 2023 vêm batendo recordes sucessivos
05/05/2023
voltar
Em 2023, a avicultura brasileira vem batendo recordes mensais sucessivos nas exportações de carne de frango, pois os maiores volumes já alcançados para determinado mês do ano vêm sendo consecutivamente superados desde janeiro.
Mas não apenas isso. Porque se o recorde histórico (independente do mês) ocorreu em março passado (484,2 mil toneladas só de produto in natura; perto de 505 mil toneladas quando considerados, também, os industrializados e a carne de frango salgada), é bem provável que o segundo maior volume da história tenha sido alcançado neste último abril.
Oficialmente, o segundo maior volume mensal permanece imbatível desde julho de 2018, quando – pelos dados da SECEX/ME – foram embarcadas pouco mais de 438 mil toneladas de produto in natura. Mas, analisando-se os dados daquele exercício, conclui-se que no volume divulgado foram incluídos dados não contabilizados do mês anterior (em junho daquele ano o volume registrado ficou limitado a, praticamente, metade do que seria registrado no mês seguinte – um desempenho totalmente fora do padrão).
Porém, os recordes mensais não se restringem a 2023. Ocorreram em pelo menos nove (provavelmente dez) dos últimos 12 meses, isto é, desde maio de 2022. Ou seja: na história mais recente do setor só não foram superados em julho (devido às questionáveis 438,6 mil toneladas de julho de 2018), em setembro e em dezembro. Os dois últimos recordes foram registrados em 2021 e tendem a ser superados neste ano.
Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV/AviSite