Asgav Notícias

Embarques de carne de frango perdem o ritmo anterior
09/09/2016

voltar
Embarques de carne de frango perdem o ritmo anterior

Dados consolidados da SECEX/MDIC abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo País dão conta de que em agosto passado os embarques do produto, de pouco mais de 357 mil toneladas - praticamente repetiram o volume do mês anterior, com variação mínima. Mas, com isso, pela segunda vez consecutiva, o total exportado ficou aquém do registrado no mesmo mês do ano passado.

Em outras palavras, enquanto o primeiro semestre foi encerrado com expansão de 14% sobre o mesmo período de 2015, a segunda metade do ano foi iniciada com significativa perda de ritmo. Tanto que, nos dois primeiros meses deste semestre, foram embarcadas mais de 100 mil toneladas a menos que em idêntico período do ano passado, resultado que implica em uma redução, no bimestre, de 12,5%.

Como resultado, o acumulado em oito meses apresenta índice de evolução correspondente a, praticamente, a metade do que foi registrado nos primeiros seis meses - pouco mais de 6%.

Se esse índice de expansão prevalecer no quadrimestre final de 2016, o total anual exportado irá ficar em torno dos 4,480 milhões de toneladas. Porém, não se deve descartar a possibilidade de manutenção, no restante do ano, dos mesmos volumes alcançados em julho e agosto.

Neste caso, o volume exportado no ano será inferior a 4,4 milhões de toneladas, aumentando pouco mais de 3% em relação a 2015.

No momento, o acumulado em 12 meses acumula expansão próxima de 6%, enquanto a receita cambial permanece quase 10% menor que a de idêntico período anterior.

Fonte: AviSite - Redação