Notícias
Em novembro, preço do frango abatido na 2ª quinzena superou, novamente, o da quinzena inicial do mês
02/12/2025
voltar
A diferença registrada em novembro foi mínima: apenas meio por cento a mais. Porém, pela quinta vez neste ano, o preço alcançado pelo frango abatido resfriado na 2ª quinzena superou o da metade inicial do mês.
Em 2025 isso ocorreu também no trimestre fevereiro/abril e, ainda, em setembro passado, ocasião em que foi observada a maior variação da 1ª para a 2ª quinzena: 10% de aumento.
Nos primeiros onze meses deste ano, o comportamento lógico (preços melhores na 1ª quinzena, quando os salários chegam ao mercado) prevaleceu em seis meses. Mas, considerados os últimos 13 meses (novembro de 2024 a novembro de 2025), o resultado melhor na 2ª quinzena venceu por 7 a 6, ou seja, além dos cinco meses citados para 2025, também em novembro e dezembro de 2024.
Frente à última constatação, a pergunta que surge no momento é: em dezembro de 2025 repete-se o mesmo desempenho de 2024? É provável que sim, pois, em geral, as compras do período se concentram na semana anterior ao Natal, mas já na 2ª quinzena do mês.
O que não se deve contar é com ganhos significativos. Há algum tempo o frango tornou-se – é sempre bom relembrar – alimento do dia a dia dos brasileiros. E, como é natural, nas Festas o consumidor procura diversificar. A opção, neste caso, recai sobretudo sobre os “frangões de Natal”, disponíveis nas gôndolas dos supermercados desde novembro passado. Isso faz com que o “frango nosso de cada dia” tenha uma evolução de preços mais moderada.
Fonte: AviSite
Créditos de imagem: Banco de imagens ASGAV





