Asgav Notícias

Em 9 meses, principais importadores da carne de frango brasileira absorveram o equivalente a 81% do total de 2021
21/10/2022

voltar
Em 9 meses, principais importadores da carne de frango brasileira absorveram o equivalente a 81% do total de 2021

O quadro dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira permanece inalterado em relação a meses mais recentes, com somente quatro deles – China, Japão, Arábia Saudita e África do Sul – registrando redução de volume em relação aos nove primeiros meses de 2021.

Comparativamente ao que importaram no mesmo período do ano passado, esses quatro países reduziram suas compras em, praticamente, 10% (perto de 130 mil toneladas a menos), resultado compensado pelos outros integrantes do grupo (seis países), cujas importações aumentaram 35%, índice que correspondeu a um adicional de 270 mil toneladas. Daí o aumento de 6,71% propiciado pelos 10 principais importadores, responsáveis por cerca de 63% da carne de frango exportada pelo Brasil entre janeiro e setembro.

Como já transcorreram três quartos do ano, tecnicamente as importações desses 10 países deveriam corresponder a, pelo menos, 75% do total importado no ano passado. Obviamente, os quatro importadores que reduziram suas compras não alcançaram esse índice. Porém, alguns dos demais países superaram esse índice de forma significativa.

É o que está demonstrado na última coluna da tabela abaixo. Assim, por exemplo, o volume importado pela Coreia do Sul em nove meses já supera em 22% o total registrado nos 12 meses de 2021. Por sua vez, em conjunto, os 10 principais importadores atuais absorveram volume equivalente a 81% do total observado no ano passado.

Até aqui, as exportações brasileiras chegaram a 164 países, três a mais que no mesmo período de 2021. Como curiosidade registre-se que, na relação de importadores divulgada pela SECEX/ME, estrearam em setembro as Ilhas Coco ou dos Cocos, também identificadas como Ilhas Keeling, território ultramarino dependente da Austrália, localizado no Oceano Índico.

Nessa relação, a Austrália também está presente, com 54 toneladas importadas. Já a importação das Ilhas dos Cocos ficou em apenas 160 kg – o que não é estranhável, pois, de acordo com várias fontes, as Ilhas têm menos de mil habitantes.

Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite