Notícias
Desempenho do frango (vivo e abatido) na segunda semana de 2023
16/01/2023
voltar
Frustrou-se totalmente a expectativa de que, na segunda semana de janeiro (dias 8 a 14, habitualmente o melhor período de vendas do mês), o frango abatido apresentasse alguma reversão em relação às quedas de preço vindas de 2022: a semana terminou com os mesmos preços médios registrados na sexta-feira da semana anterior e, com isso, o produto encerrou a primeira quinzena de janeiro valendo quase 10% menos que no último dia de negócios de 2022 (30 de dezembro).
Como entramos na segunda metade do mês, a tendência – à primeira vista – é a de continuidade dessas baixas. Pode ser, no entanto, que isso não ocorra pois a população já começa a retornar (ainda que em pequena escala) do período de férias e, alguns casos, o ano letivo será reiniciado ainda em janeiro.
De toda forma, fica difícil contar com sensível melhora do mercado. Assim, janeiro de 2023 caminha – mais uma vez, como ocorreu em janeiro dos últimos dois anos – para ser o mês mais fraco do ano.
Quanto ao frango vivo, apresenta desempenho que é cópia fiel do que foi registrado há um ano. Ou seja: iniciou 2023 com o mesmo valor inicial de 2022 (R$5,00/kg) e, com apenas dois dias de diferença em relação ao ano passado, perdeu cinco centavos de seu preço, encerrando a semana cotado a R$4,90/kg.
É uma cotação que se mantém por inércia e que não apresenta qualquer tendência de alteração no curto prazo, pois – frente aos baixos preços do frango abatido – a procura pela ave viva continua sendo mínima. Assim, como ocorreu em 2022, pode manter-se inalterada não só em janeiro, mas por todo o mês de fevereiro.
Fonte: AviSite
Créditos de Imagem: AviSite