Notícias
De junho para julho, embarques totais de carne de frango aumentaram apenas meio por cento
08/08/2019
voltar
Enquanto os resultados iniciais da SECEX/ME (relativos, exclusivamente, ao produto in natura)mostraram queda de 0,14% nos embarques de carne de frango de julho, o total consolidado (englobando agora também os industrializados de frango e a carne de frango salgada) aponta aumento próximo de meio por cento em relação ao mês anterior.
Assim, embora tenham correspondido ao maior volume dos últimos onze meses, as pouco mais de 378 mil toneladas embarcadas em julho superaram em apenas 1,8 mil toneladas o que foi exportado em junho, resultado que, de certa forma, surpreende, pois julho teve quatro dias úteis a mais que o mês anterior.
Por outro lado, a comparação com o mesmo mês do ano anterior assusta, pois registra redução significativa, de praticamente 17% no volume embarcado. Mas é, no mínimo, suspeito esse recuo ocorrer após o aumento, excepcionalíssimo, de 62% registrado em junho passado. Ou seja: por refletir mudanças na sistemática de computação dos dados de exportação por parte da SECEX/ME, o resultado de julho de 2018 está, sem dúvida, superdimensionado. Assim, se redução houve, terá sido bem menor que a apontada pelos dados oficiais.
Mas o melhor, neste caso, é avaliar os resultados do bimestre junho-julho deste e do exercício passado. E o que se constata é que o volume exportado neste ano aumentou perto de 10%, enquanto a receita cambial dele proveniente registra expansão de, praticamente, 22%.
Sob esse aspecto, aliás, os resultados acumulados no ano, embora mais modestos, são também animadores. Pois o volume exportado entre janeiro e julho de 2019 aumentou mais de 6% em relação ao mesmo período anterior e gerou receita cambial 14% superior – isto, em essência, porque também o preço médio melhorou, registrando incremento próximo de 7%.
Por ora, os valores acumulados em 12 meses registram expansão de apenas 3% no volume e de pouco mais de 5% na receita. Mas esses índices ainda refletem os fracos resultados de boa parte do segundo semestre de 2018. À medida que o ano avança, tais resultados devem subir de forma significativa.
Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite