Asgav Notícias

Confiança da indústria gaúcha continua em expansão
21/09/2020

voltar
confiança da industria gaucha continua em expansao

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI/RS), divulgado pela FIERGS, subiu pelo quarto mês seguido em setembro e chegou a 65,2 pontos, 8,5 acima de agosto. O índice recuperou 33,2 pontos no período e fica a somente 1,7 de fevereiro. Variando de zero a 100 pontos, o ICEI/RS acima de 50 mostra que os empresários estão confiantes.

O ICEI/RS é composto pelas avaliações das condições atuais e pelas expectativas dos empresários, ambas em relação à economia brasileira e à empresa.

O Índice de Condições Atuais cresceu 11,7 pontos ante agosto e alcançou 59,4 em setembro. Acima de 50, pela primeira vez desde março passado, revela melhora, enquanto a forte alta demonstra que essa melhora foi substancial, tanto nas condições da economia brasileira, cujo índice avançou 12,2 pontos ante agosto e atingiu 54,6 em setembro, quanto nas condições das empresas, que cresceu de 50,4 para 61,8 pontos. A avaliação de melhora da economia mais que dobrou entre os empresários no período: de 21,1% para 44,3%.

No quinto mês consecutivo de alta, o Índice de Expectativas para os próximos seis meses aumentou 6,9 pontos na comparação com agosto, para 68,1 pontos em setembro. Isso significa que o otimismo (marcas acima dos 50) ficou mais disseminado entre os empresários gaúchos. O componente referente à economia brasileira cresceu de 55,4 para 63,6 pontos, como reflexo do aumento de 43,1% para 61,1% na parcela de empresas otimistas e da redução na de pessimistas de 19,1% para 10,0%. O Índice de Expectativas das Empresas é o componente da confiança de maior valor: 70,3 pontos, 6,2 a mais que agosto. Em setembro, 75,1% dos empresários estão otimistas com o futuro da empresa.

Os resultados do ICEI/RS em setembro, assim como a sua tendência positiva recente, estão associados ao retorno gradual da atividade econômica e da flexibilização das medidas de isolamento social no país. Mas também refletem, em boa parte, o cenário muito deteriorado dos meses anteriores, fato corroborado pelos níveis dos indicadores de atividade industrial, ainda distantes do período pré-pandemia no estado.

De qualquer forma, a forte recuperação da confiança sinaliza que, mesmo diante de um quadro de grande incerteza, a indústria gaúcha deve manter a trajetória de crescimento no restante do ano.

Fonte: FIERGS