Notícias
Carne de frango: dificilmente volume exportado em março ficará abaixo das 400 mil/t
29/03/2022
voltar
Nesta segunda-feira (28) a SECEX/ME não divulgou os resultados das exportações brasileiras na quarta semana de março, pois agendou para a próxima sexta-feira, 1º de abril, a divulgação do acumulado nos últimos nove dias úteis do mês bem como o total mensal.
Convenhamos, porém, que jamais como agora os resultados da semana foram tão aguardados, visto que revelarão os primeiros efeitos da guerra na Europa sobre a balança comercial brasileira. Assim, o que resta a exportadores e importadores é especular.
No caso das exportações de carne de frango in natura dois indicadores disponíveis no momento possibilitam uma projeção do total mensal. O primeiro, já analisado pelo AviSite há uma semana, pressupõe, para a totalidade do mês – a manutenção dos embarques médios diários registrados nas três primeiras semanas de março – perto de 19.967 toneladas/dia. Neste caso, o total mensal irá se aproximar dos 440 mil toneladas.
O segundo indicador é a média diária embarcada na terceira semana de março (cinco dias úteis), ocasião em que, em vez de retroceder como tem sido normal para o período, o volume embarcado diariamente aumentou 10% em relação aos oito dias úteis anteriores (1ª e 2ª semanas de março), situando-se em torno das 21.155 toneladas/dia.
Pois bem: se essa média for mantida nestes nove últimos dias úteis do mês, a média diária para a totalidade do mês (22 dias úteis) subirá para 20.452 toneladas/dia, volume que projeta total mensal em torno das 450 mil toneladas.
Em suma, pois, o total mensal de março corrente para o produto in natura tende a ficar entre 440 e 450 mil toneladas. Suponha-se, porém, que em vez de permanecerem nos mesmos níveis da terceira semana do mês, os embarques dos últimos nove dias úteis sofreram um forte refluxo. Por exemplo, de 25% – o que faria a média diária do período retroceder para cerca de 15,8 mil toneladas/dia.
Neste caso – pouquíssimo provável, dadas as notícias sobre o andamento das exportações – a média mensal ficará em torno de 18.289 toneladas/dia, resultado que projeta um total mensal de 402,3 mil toneladas neste mês. Ou seja: dificilmente o total mensal será inferior às 400 mil toneladas, registrando-se não só o terceiro maior volume mensal já exportado pelo setor, mas também resultado inédito para um mês de março.
Fonte: Avisite