Notícias
Carne de Aves: Chile reavalia importações
04/05/2018
voltar
Em meio ao cenário de apreensão provocado pela restrição da União Europeia às exportações brasileiras de carne de frango, a avicultura gaúcha espera celebrar uma notícia positiva nos próximos dias. Técnicos do serviço de sanidade animal do Chile devem visitar o Rio Grande do Sul no início de junho com o objetivo de vistoriar a situação do Estado no que se refere à defesa sanitária. O país sul-americano mantém um embargo à carne de frango gaúcha desde 2006, após um caso de Doença de Newcastle ter sido constatado em uma ave no município de Vale Real, na região do Vale do Caí.
Segundo o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, a previsão é de que a missão chilena chegue ao Estado nos primeiros dias do próximo mês. “É uma missão técnica para avaliar a parte de defesa sanitária, serviços e alguns estabelecimentos”, explica.
A retomada das exportações ao mercado chileno é um pleito antigo do setor, que alega que o caso de Newcastle registrado no Rio Grande do Sul se deu em uma ave de “fundo de quintal”. Santos acredita que a restrição chilena vai cair. “Pelo avanço que tivemos no campo da biossegurança, temos plena convicção de que vai ser uma auditoria que vai atender a nossa expectativa”, comenta. A Asgav não tem uma estimativa de quanto o Estado poderá exportar para o Chile caso o embargo seja suspenso. Santos, porém, afirma que trata-se de um mercado importante, que além de ter critérios exigentes para habilitação de estabelecimentos, conta com uma economia mais estável do que a brasileira.
Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV