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Campanha busca incentivar consumo de frango no verão
19/12/2017
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Com a intenção de aumentar o consumo da carne de frango no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor nacional, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) colocou na rua campanha institucional. A iniciativa busca sensibilizar o consumidor para alimentação leve e saudável no verão, harmonizando o produto com saladas, legumes, frutas e sucos.
– Queremos valorizar a qualidade da carne, com baixo teor de gordura e alto teor de proteína – diz José Eduardo dos Santos, diretor-executivo.
A campanha é inspirada no Programa Ovos RS, iniciado há cinco anos, que fez o consumo per capita gaúcho superar a média nacional, chegando 227 unidades por habitante/ano – no país, são 192 unidades por habitante. A iniciativa é também uma resposta aos efeitos sentidos após a Operação Carne Fraca.
– Não tivemos nenhum frigorífico gaúcho envolvido. Pagamos uma conta que não é nossa – disse Nestor Freiberger, presidente da Asgav.
A carne de frango é a mais consumida no Brasil: 42 quilos per capita. Nos últimos dois anos, por conta da recessão, o volume reduziu em quase dois quilos por habitante, segundo a entidade.
O capital para a campanha, cerca de R$ 200 mil, vem da multinacional Cobb Vantress, especializada em genética para avicultura. Além de propaganda em meio de comunicação e outdoors, a iniciativa inclui patrocínio a esportistas.
SEM MEDIR FORÇAS NO MILHO
Em ano de economia travada e impactos da Carne Fraca, a avicultura gaúcha deverá contabilizar 817,4 milhões de aves abatidas - leve recuo de 0,85% em relação ao ano anterior. As exportações somaram 741,8 mil toneladas, pequeno aumento de 0,11% na comparação com 2016.
- A Carne Fraca foi um desastre para o setor, mas por outro lado a recuperação foi muito rápida. Dentro das adversidades, tivemos um ano positivo - avalia o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Nestor Freiberger.
O desafio para 2018 é avançar em políticas de comercialização futura de milho, principal insumo de criação dos animais, para garantir o abastecimento e estimular investimentos na cultura.
- Erramos, indústrias e produtores. Não vamos mais medir forças, precisamos nos unir - diz o dirigente.
Fonte: Zero Hora
Créditos da Imagem: Omar Freitas / Agencia RBS