Asgav Notícias

Brasil terá a Conbrasul, conferência sobre o ovo nos moldes internacionais
06/03/2017

voltar
1

Uma bem elaborada e abrangente conferência, aos moldes dos eventos realizados em diversos pontos do planeta pela IEC, a International Egg Comission. Esse é o exemplo mais próximo do que pretende ser a Conbrasul Ovos 2017 – 1ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos, evento que acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A Conbrasul debaterá o ovo em suas mais variadas vertentes, numa grande reunião da cadeia de postura brasileira.
Nos bastidores desse que promete ser um evento histórico na agenda do ovo no Brasil está a competente equipe do Projeto Ovos RS, profissionais que já provaram ao setor de ovos gaúcho que é possível realizar com sucesso um programa de qualidade que agregue o avicultor numa ponta e o consumidor em outra, ambos interligados por um selo de qualidade. Segundo o coordenador da Conbrasul, o executivo José Eduardo dos Santos, também coordenador do Projeto Ovos RS, o objetivo é inovar, promovendo um debate sincero e consistente sobre o ovo e tudo que deve e pode ser feito para elevá-lo ao status de alimento superior. Entusiasta que é da causa, Eduardo não esconde a alegria de ser ele um dos captadores dessa ideia no país.


Membros da equipe organizadora em Gramado, acertando detalhesO executivo - também diretor na Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, que mantém o Projeto Ovos RS - tem sido um importante porta-voz do Brasil na International Egg Comission, entidade de caráter mundial que estuda, difunde e promove o ovo como alimento saudável e importante para a humanidade. Desde 2015, o executivo é o embaixador da IEC no Brasil, o que estreita ainda mais os laços do ovo brasileiro com o que se está produzindo de melhor no planeta.

Certo de que o know-how da IEC poderá se unir à experiência e combatividade das entidades brasileiras que representam o ovo, Eduardo vem trabalhando, desde 2016, pela promoção da Conbrasul Ovos 2017, e já conta com o apoio das diversas associações estaduais que congregam avicultores, inclusive as duas mais importantes em caráter nacional, a ABPA e o Instituto Ovos Brasil. Internacionalmente, a Conbrasul já conta com o apoio da IEC – International Egg Comission, do WEO – Organização Mundial da Indústria e Produção de Ovos - e do Fundesa, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal.
“Estamos trabalhando para realizar uma conferência que unirá o setor para discutir temas muito importantes e que devem definir novos conceitos e rumos para a produção de ovos”, conceitua o coordenador. Para isso, segundo ele, foram convidadas todas as associações de avicultores brasileiras para levarem suas experiências. “A intenção é fazer um intercâmbio de informações, para podermos atualizar o que se faz em todos os estados e podermos evoluir em conjunto.”
Serão três dias dedicados ao ovo, sua economia, produção, marketing, sanidade e inovações, levando a Gramado especialistas de outros países, com o apoio de fornecedores de tecnologias à indústria avícola brasileira. “Queremos somar com todos os demais eventos que hoje compõem a agenda avícola brasileira. Vamos trocar informações com outros países, vamos ver a importância de fortalecer a biossegurança”, aponta, ressaltando que, dessa forma, a Conbrasul será um fórum de intensa discussão, com temas de alta relevância.
E a organização está a todo vapor. No último dia 14 de fevereiro, a comissão organizadora da Conbrasul Ovos 2017 realizou um encontro em Gramado para avaliar as etapas de organização do evento. Na ocasião, José Eduardo dos Santos apresentou aos participantes todo o andamento da conferência e os preparativos para o evento que contará com formatos de apresentação com foco na interação entre conferencistas, palestrantes e painelistas.

Equipe organizadora avaliou diversos pontos do evento, conferindo espaço e programação

Estiveram na reunião em Gramado dirigentes de estabelecimentos produtores de ovos, o presidente da Asgav, Nestor Freiberger, entre outros convidados. Segundo a coordenação do evento, além de palestrantes brasileiros, participarão especialistas de outros países, como a Colômbia, o México, a Holanda e os Estados Unidos, abordando temas atuais que estão redefinindo os conceitos de produção de ovos no mundo.

Com importante apoio de empresas fornecedoras do setor, a Conbrasul já conta com a adesão do patrocinador Ovo de Ouro, a empresa DSM; o patrocinador Ovo de Bronze, a Boehringer Ingelheim Saúde Animal/Bionutri; e os apoiadores especiais, a Vencomatic Group, a Blystersul e a Lohmann do Brasil.
Conheça a programação preliminar do evento e saiba mais sobre inscrições e hospedagem no site da Conbrasul Ovos 2017: conbrasul.ovosrs.com.br.
Confira a entrevista sobre a Conbrasul que José Eduardo dos Santos concedeu ao Canal do Ovo/A Hora do Ovo no link: www.canaldoovo.com.br.
Conheça o local do evento, o charmoso Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado: www.wishserrano.com.br

Fonte: A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de comunicação da Asgav e Ovos RS