Notícias
Brasil exportou 4,7% mais carne de frango em fevereiro de 2024
08/03/2024
voltar
Foi o melhor resultado para o mês, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
O Brasil exportou 397,7 mil toneladas de carne de frango em fevereiro, uma alta de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, destacou, nesta quinta-feira (7/3) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A receita dos exportações, no entanto, caiu 4% na mesma comparação.
“Foi o melhor mês de fevereiro da história e poderia ter sido ainda melhor, em condições normais, sem os atrasos gerados pela operação padrão atualmente em curso”, afirmou, em nota, o presidente da Associação, Ricardo Santin.
O executivo se refere à mobilização dos auditores fiscais federais agropecuários, que reivindicam aumento de salário e reestruturação de carreira. Na segunda-feira (4/3), o governo apresentou uma proposta à categoria, que recusou. Nesta semana, uma nova ação concentrada atrasa a liberação de cargas em diversos terminais portuários do Brasil.
A indústria de carnes já havia manifestado preocupação com os efeitos da operação padrão sobre as exportações. A própria ABPA, ainda no fim de fevereiro, informou que apoia as reivindicações dos auditores fiscais. Ressaltou, no entanto, que os atrasos nos embarques de mercadorias causam prejuízos que se distribuem ao longo de toda a cadeia produtiva.
Acumulado do ano
No acumulado de 2024, as exportações brasileiras de carne de frango somam 802,2 mil toneladas, avanço de 0,3% ante o mesmo período do ano passado, com receita 12,7% menor, de US$ 1,390 bilhão.
Fonte: Revista Globo Rural
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV