Asgav Notícias

Avicultura cresce mesmo em ano de instabilidades
29/11/2017

voltar
Avicultura cresce mesmo em ano de instabilidades

A avicultura brasileira deve terminar 2017 com a marca de 13,1 milhões de toneladas de carne de frango produzidas. O índice é 1,55% maior que o registrado no ano passado e igual ao resultado obtido em 2015. Os números são da Expedição Avicultura e ilustram a solidez da atividade no país, que apesar das instabilidades vai conseguir crescer também em exportação e consumo.

“2017 tem sido desafiador para a avicultura devido aos custos de produção e a Operação Carne Fraca. Ainda assim, o setor vai fechar o ano com resultados positivos. E a ascensão deve continuar nos próximos anos, porém em ritmo mais equilibrado e sustentável”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Segundo o relatório técnico da quarta edição do projeto, o Brasil deve embarcar 2% a mais que em 2016 e alcançar 4,4 milhões de toneladas exportadas. O mercado interno também mostra reação. Conforme projeção da Expedição, o consumo per capita deve subir para 41,6kg por ano – contra 41,1kg em 2016. “Em todos os estados visitados, os produtores se mostraram animados com o futuro da atividade”, enfatiza Ferreira.

Para construir o diagnóstico, a equipe de técnicos e jornalistas visitou mais de 140 granjas, agroindústrias, cooperativas, produtores e corredores de exportação. Em três meses de estrada, foram quase 16 mil quilômetros percorridos pelos seis estados com maior produção e exportação de carne de frango: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expedição Avicultura
Créditos da Imagem: Avicultura Industrial