Asgav Notícias

Aves: Hong Kong suspende importação de região produtora da China com caso de Influenza Aviária
15/12/2016

voltar

São Paulo, 14/12/2016 - O Centro para Segurança Alimentar do governo de Hong Kong anunciou que suspendeu a importação de frangos e produtos derivados, incluindo ovos, de uma área da China onde foi confirmado um caso de influenza aviária H5N6, cepa altamente patogênica. O caso foi identificado em Mianzhu, na cidade de Deyang, província de Sichuan. O governo fez o anúncio da suspensão nesta terça-feira (13).

As importações de produtos de frango provenientes de um raio de 3 quilômetros de Mianzhu ficarão suspensas por um período de 90 dias. Já em relação a áreas entre 3 e 13 quilômetros distantes de Mianzhu as importações ficarão suspensas por 21 dias. Segundo um porta-voz do Centro para Segurança Alimentar, o surto de gripe aviária não afeta granjas da China continental que são certificadas para exportar para Hong Kong. Além disso, nenhuma unidade certificada de processamento de carne de frango ou de ovos está situada na área de restrição.

Um novo surto de influenza aviária em importantes regiões produtoras de carne de aves pode favorecer as exportações brasileiras. O Brasil nunca registrou casos da doença e tem realizado estratégias para reforçar sua segurança sanitária. Nesta terça-feira (13), o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA), Francisco Turra, afirmou que uma nova onda da enfermidade poderia elevar a demanda pelo produto brasileiro. Segundo a associação, de outubro a dezembro casos foram registrados em países da Europa, como França e Polônia, no Oriente Médio, como no Egito, e também na Ásia, como Japão, Hong Kong e Coreia do Sul, totalizando 19 países atingidos no período.

 Fonte:  Estadão