
Notícias
Assembleia Legislativa do RS louva 60 anos da Asgav
22/08/2025
voltar

Associação Gaúcha de Avicultura, desde 1965, representa setor fundamental à economia gaúcha
Na liderança de um dos segmentos mais pujantes da economia do Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) completou ontem 60 anos de existência e, exatamente na data, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em ato proposto pelo deputado estadual Elton Weber (PSB). A entidade, fundada em 21 de agosto de 1965, é integrada por 55 associados, entre frigoríficos, empresas produtoras de ovos de pequeno a grande portes, indústrias de processamento de ovos, incubatórios e fornecedores em geral.
O Estado é o terceiro maior produtor e terceiro maior exportador de frango do Brasil, além de maior exportador de ovos do país. A avicultura está presente em pelo menos 270 municípios, com 35 mil atividades diretas e 550 mil indiretas. O presidente da Asgav, José Eduardo dos Santos, ao comentar vídeo institucional que resgatou a longa história da associação, lembrou que cinco ou seis minutos de imagens jamais conseguiriam mostrar um trabalho de seis décadas, entre suas conquistas, crises e desafios. Exemplificou o recente caso de influenza aviária em Montenegro/RS, que provocou temor a todos e impôs restrições à comercialização do frango gaúcho e brasileiro.
“Foi uma trajetória de desafios”, sintetizou o dirigente, que ainda disse estar “honrado e orgulhoso” por ter começado na entidade como auxiliar administrativo até chegar à presidência.
Santos sintetizou a dimensão da avicultura gaúcha ao relatar que, como o consumo per capita de frango no Brasil é de 45 quilos/habitante/ano, o Estado gera o equivalente de carne para 50 milhões de pessoas a cada ano. O Rio Grande do Sul produz 2 milhões de toneladas de frango por ano, das quais embarca 700 mil, além de gerar 240 milhões de ovos, e exporta 6,5 mil toneladas.
Nas muitas ações comemorativas da Asgav, se inclui a distribuição de cinco mil lápis-semente em escolas. Santos destacou que este ano é muito importante para o meio ambiente brasileiro pela realização da COP30, em Belém do Pará. “A COP30 vai mostrar ao mundo que somos protagonistas do meio ambiente”, afirmou.
Presente na cerimônia, o presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, classificou a Asgav como uma “entidade jovem, com linda história e, acima de tudo, resiliente”, finalizou.
Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Lucas Kloss/Assembleia Legislativa