Asgav Notícias

Asgav participa de reunião-almoço com Comitiva do Ministério da Infraestrutura na FIERGS.
10/12/2021

voltar
Marcello da Costa, Luis Carlos Heinze e José Eduardo

Na última quarta-feira, 08 de dezembro o Presidente Executivo da Organização Avícola do RS, José Eduardo dos Santos, participou de uma reunião-almoço com o Secretário de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura Marcello Costa, Senador Luis Carlos Heinze e empresários, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Na ocasião o tema abordado foi o trecho da Malha Sul, trecho ferroviário que atravessa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e que terá investimento total de 10 bilhões.
O secretário nacional de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, afirmou nessa quarta-feira (8), em reunião-almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que até o final de 2022 ou início de 2023 um novo operador ou a renovação antecipada estará aprovado para a Rumo Malha Sul. O trecho ferroviário atravessa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e possui uma extensão total de 7.223 quilômetros, com um investimento total de R$ 10 bilhões, todo da iniciativa privada. “O projeto que o governo federal vem implementando para o país prevê uma grande transformação no modal ferroviário. O papel do governo não é investir, é regular o setor”, garantiu Costa.

''A antecipação da renovação da concessão da Malha Sul, que vai até 2027, interessa ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, melhorando o investimento em ferrovias'', comentou o Senador Luis Carlos Heinze, que ainda chamou atenção para vantagens econômicas do transporte ferroviário e para o fato de o RS ter 3 mil quilômetros de ferrovias, sendo 1,5 mil desativados.

''Estamos atentos a estas questões e processos que envolvem a logística brasileira, em especial o ressurgimento de investimentos em vias férreas. O Rio Grande do Sul precisa se movimentar para não ficar de fora destas concessões que o Governo Federal vem disponibilizando para a iniciativa privada.'' registrou José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul. 

Fonte: Depto. Comunicação Asgav
Depto. Comunicação FIERGS
Crédito da Imagem: Dudu Leal