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Asgav, Fiergs (Conagro/Coinfra) participam de reunião sobre a Nova Ferroeste.
22/04/2022

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Asgav, Fiergs (Conagro/Coinfra) participam de reunião sobre a Nova Ferroeste.

Carta de intenções para extensão ferrovia Chapecó/Passo Fundo foi entregue.

Na manhã de terça-feira 19/04, o presidente executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) e conselheiro do Conagro/Fiergs, José Eduardo dos Santos e o Sr. Gilmar Caregnato do Conselho de Infraestrutura da Fiergs participaram de importante reunião na Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes em Curitiba/PR referente ao Projeto Nova Ferroeste.

“O Governo do Paraná, por meio do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, recebeu os primeiros resultados do Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico do ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó (SC).

 

O objetivo é incorporar o trecho ao projeto original da Nova Ferroeste, que vai ligar por trilhos Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá.”

Conforme levantamento preliminar, a linha interestadual entre Paraná e Santa Catarina terá uma extensão total de 263 quilômetros.

O coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, lembrou que o trecho com Chapecó já recebeu autorização do Ministério da Infraestrutura, dentro do programa Pró-Trilhos. "É um ramal importante para o Paraná e que dá novo corpo ao projeto da Nova Ferroeste. Estamos animados com essa conexão porque abre uma nova possibilidade para investimentos nos dois estados", disse.
Durante a reunião, representantes do setor produtivo do Rio Grande do Sul entregaram uma carta de intenções informando o desenvolvimento de estudo de demanda do traçado entre Passo Fundo (RS) e Chapecó, conectado ao novo trecho, a ser realizado nos próximos meses. O estado compra 3,5 milhões de toneladas de milho por ano, a maior parte do Mato Grosso do Sul.

“Estamos falando de um projeto de desenvolvimento econômico e social, por isso queremos levar Passo Fundo até Chapecó, e consequentemente ao Paraná. Essa carência na infraestrutura de transportes é comum aos três estados da Região Sul do País, o que essa proposta da Nova Ferroeste vem corrigir”, acrescentou Gilmar Caregnatto, coordenador técnico e gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

"Costumo dizer que esse é um projeto com DNA paranaense, mas com solução nacional, visto que o drama logístico do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná é o mesmo. A Nova Ferroeste que vai transformar a infraestrutura desses três estados”, arrematou Fagundes.

O presidente executivo da Asgav e Conselheiro do Conagro/Fiergs, entregou a carta de intenções de extensão da Ferroeste até Passo Fundo/RS ao presidente da Ferroeste, André Gonçalves e ao Sr. Luiz Fagundes, coordenador do Plano Ferroviário do Paraná.

“Vamos buscar alternativas de melhorias logísticas para diversos setores da economia do RS, tanto para busca de suprimentos como escoamento da produção destes setores pois o fluxo comercial não fica somente em uma região,” registrou Santos, dirigente da Asgav.

NOVA FERROESTE

O projeto da Nova Ferroeste já nasce como o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País, o que deve transformar o Paraná num hub logístico da América do Sul por atrair parte da produção de países vizinhos como a Argentina e o Paraguai. Se estivesse em operação hoje, a ferrovia poderia transportar cerca de 38 milhões de toneladas de produtos, 26 milhões de toneladas seguiriam diretamente para o Porto de Paranaguá.

“Estamos falando de uma das principais artérias logísticas do País, uma ferrovia da integração e da união nacional”, destacou o diretor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Arene Trevisan. “O caminho é longo, mas essa ferrovia vai fazer com que o agronegócio paranaense avance muito, transformando o Estado de fato no supermercado do mundo”, completou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS – O.A.RS e Agência Estadual de Notícias PR
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