Asgav Notícias

Asgav celebra os 60 anos com homenagens
01/12/2025

voltar
13

Associação Gaúcha de Avicultura reuniu centenas de convidados no Jantar do Galo para comemorar as seis décadas da entidade

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) promoveu uma edição diferenciada do tradicional Jantar do Galo, evento anual da entidade: foi o Jantar do Galo - Especial 60 Anos, sexta-feira, 28, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, que celebrou as seis décadas de atuação da entidade na defesa e no fortalecimento da cadeia avícola do Rio Grande do Sul.

O evento reuniu centenas de pessoas entre lideranças, autoridades e demais representantes do setor do Estado e do Brasil. A avicultura gaúcha é a terceira maior produtora e exportadora de carne de frango do país, e a primeira nos embarques de ovos.

No evento também foi realizada uma série de homenagens a protagonistas da cadeia avícola brasileira, como os ex-presidentes da entidade Aristides Inácio Vogt, Luiz Fernando de Pinedo Roman Ross e Nelson Franken, assim como ao presidente do Conselho Diretivo Asgav/Sipargs, Nestor Freiberger pela sua contribuição institucional. E na Categoria Personalidades, distinção a Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, como Destaque da Avicultura Regional, a Anderson Herbert, diretor comercial da Naturovos/Solar, como Destaque em Avicultura no Mercado Externo, e ainda aos municípios de Marau, em Frango de Corte, e Farroupilha, na Produção de Ovos.

“A Asgav representa a avicultura gaúcha, os elos da cadeia produtiva e sempre buscou estar junto dos seus associados em diversos momentos, nas ações e movimentos do dia a dia, na busca de competitividade, no enfrentamento às crises e adversidades, que acabamos nos tornando especialistas em gestão de crises. A Asgav sempre se apresentou como grande defensora do setor”, destacou em seu discurso o José Eduardo dos Santos, presidente-executivo da Asgav.

Santos ressaltou também a interatividade da instituição com organismos oficiais, como Ministério da Agricultura e Pecuária e secretaria estadual da Agricultura, assim como com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O dirigente também enfatizou a dimensão e a relevância da avicultura desenvolvida no Estado. “Nós fizemos parte de um dos setores que contribui muito para a economia do Estado do Rio Grande do Sul e com o Brasil. Estamos entre os principais produtores de carne de frango, entre os maiores exportadores de ovos e não deixamos de lutar pela sobrevivência da nossa avicultura”, argumentou.

“A nossa missão é promover a união e o desenvolvimento da nossa avicultura no Estado do Rio Grande do Sul, coordenando e defendendo os interesses de seus associados, aperfeiçoando as ações que apontem para a melhoria do setor”, complementou.

Santos: A nossa missão é promover a união e o desenvolvimento da nossa avicultura no Estado do Rio Grande do Sul

"Desafio constante”

Já o presidente do conselho diretivo da Asgav, Nestor Freiberger, lembrou que a avicultura é um “desafio constante, e o Rio Grande do Sul que o diga”, e justificou a afirmação ao listar problemas enfrentados pelo setor, como os focos de doença de Newcastle, em 2024, e de influenza aviária, neste ano.

“Sem o associativismo ou o cooperativismo não estaríamos na condição de potenciais produtores de alimentos do Brasil e do mundo”, disse o executivo. “Os desafios são diários, as crises nos levam ao limite. Mas nunca desistimos deste setor que tem uma exemplar trajetória de crescimento e desenvolvimento”.