
Notícias
ASGAV apresenta plataforma tecnológica de defesa sanitária em reunião nacional da ABPA
14/07/2025
voltar
Presidente da ASGAV apresenta ferramenta de defesa sanitária do RS durante reunião setorial em São Paulo
O presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, apresentou na tarde desta segunda-feira, 07 de julho, durante reunião da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em São Paulo, a PDSA – Plataforma de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul.
Desenvolvida pelo Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a plataforma é utilizada oficialmente pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS) como ferramenta estratégica de gestão e resposta a emergências sanitárias. A PDSA foi essencial durante as recentes crises envolvendo a Doença de Newcastle e a Influenza Aviária no estado, permitindo integração entre os agentes públicos e privados, rastreabilidade, agilidade na comunicação e monitoramento em tempo real.
“Apresentar essa plataforma em um fórum como a ABPA é uma oportunidade valiosa para destacar a importância da biosseguridade como pilar fundamental da produção animal no Brasil. A experiência que tivemos no Rio Grande do Sul demonstra que, com organização, tecnologia e integração entre os setores, é possível agir com agilidade e eficiência diante de crises sanitárias. Todos os estados precisam estar preparados para enfrentar esse tipo de situação, porque os impactos vão muito além da produção – eles envolvem o acesso a mercados, a confiança internacional e a segurança alimentar da população”, destacou José Eduardo dos Santos, presidente executivo da ASGAV.
A apresentação da ferramenta despertou grande interesse entre representantes de entidades setoriais, lideranças da cadeia produtiva e autoridades do setor agropecuário nacional. Durante a reunião, diversos participantes destacaram o potencial da PDSA como modelo a ser replicado em outros estados brasileiros, diante dos desafios crescentes relacionados à vigilância e ao controle de enfermidades. A iniciativa também reforçou a importância da colaboração entre universidades, setor produtivo e poder público para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes na defesa sanitária animal. A abordagem proativa e tecnológica adotada no Rio Grande do Sul foi reconhecida como um exemplo de boa prática que fortalece a capacidade de resposta do país frente a emergências sanitárias.
A ASGAV reforça seu compromisso com a inovação, a cooperação interinstitucional e a contribuição ativa para o fortalecimento da defesa sanitária animal em nível nacional.
Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS - O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br