Notícias
ABPA tentará restaurar confiança do México na carne brasileira
03/04/2017
voltar
A indústria de aves e suínos fará ação para tentar recuperar a confiança do México no produto brasileiro. Na próxima terça-feira (4/4), representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se reunirão com lideranças, importadores e jornalistas do país, na Embaixada do Brasil na Cidade do México.
Em nota, a ABPA informou que será feita uma apresentação sobre o sistema produtivo brasileiro. A intenção é destacar a imagem do Brasil como um parceiro comercial de confiança dos mexicanos em matéria de segurança alimentar.
“Queremos solidificar a imagem da cadeia exportadora brasileira que, de forma injusta, foi impactada no mundo todo, inclusive no mercado do México”, diz, no comunicado, o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, em crítica à forma como foi divulgada a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal (PF).
Em meio às investigações da PF sobre supostas irregularidades na inspeção sanitária de frigoríficos no Brasil, o México suspendeu as importações. A decisão interrompeu um momento de expectativas positivas em relação ao mercado mexicano, considerado importante pela indústria de aves e suínos.
Aberto para a carne de frango brasileira desde 2013, o país vinha elevando as compras. Conforme a ABPA, naquele ano, o México foi destino de 319,3 toneladas. O volume saltou para 13,9 mil em 2014. Já no ano passado, os embarques foram de 59 mil toneladas, 1,3% do total exportado pela indústria.
Também em 2016, o governo mexicano tinha aceito a entrada de material genético avícola proveniente do Brasil. E estavam em andamento as negociações – em “estágios avançados”, afirma o presidente da ABPA – para a liberação da carne suína brasileira.
“Temos um produto de qualidade e um sistema extremamente confiável. Nosso status sanitário é um dos melhores do mundo, assim como nossos controles de qualidade”, reitera Turra, no comunicado divulgado pela Associação.
Fonte: Revista Globo Rural
Créditos da Imagem: ANPR/CCommons