
Notícias
"Nós fizemos as correções, as adequações e solução do caso", diz presidente da Asgav sobre reabertura do mercado europeu
25/09/2025
voltar

A União Europeia reabriu seu mercado para a carne de frango e peru do Brasil. O anúncio, feito nesta segunda-feira (22), foi recebido com grande relevância pelo presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, e alivia o setor avícola brasileiro após o foco de influenza aviária em uma granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio.
As exportações para o bloco europeu serão retomadas a partir desta terça-feira (23), com produtos brasileiros de outras regiões tendo sua entrada autorizada a partir de 18 de setembro. No entanto, o Rio Grande do Sul só poderá retomar as exportações a partir de 2 de outubro, e a granja onde o foco foi detectado em Montenegro será liberada para embarques a partir de 16 de outubro.
José Eduardo dos Santos destacou que, apesar de a União Europeia ser responsável por apenas 4% do volume total exportado pelo Brasil, o mercado é crucial para cortes de valor agregado, como o filé de peito. “A Europa importa muito filé de peito e isso acaba favorecendo a economia do setor e também garante o destino desse produto”, disse ele. O dirigente ressaltou que a reconquista do mercado europeu demonstra ao mundo que o Brasil, independentemente dos desafios sanitários, “fez as correções, as adequações, a solução do caso reconhecido mundialmente”.
Fonte: Agrimídia
Créditos de imagem: Agrimídia