Asgav SIPARGS / Notícias

Taxa de desemprego por regiões do RS
23/05/2022

voltar
Taxa de desemprego por regiões do RS

Recentemente, o IBGE disponibilizou alguns dados sobre o mercado de trabalho por regiões dos estados, oriundos da PNAD Contínua. Uma espécie de grupamento de municípios que chamou de Estratos Geográficos. Até então, os dados estavam disponíveis apenas para o Brasil, Grande Regiões, UFs, Regiões Metropolitanas e Capitais. O RS foi dividido em 7 regiões: 6 estratos geográficos e a capital Porto Alegre.

Uma das estatísticas disponíveis é taxa de desemprego, calculada como a razão entre o número de pessoas desocupadas e procurando emprego (desempregadas) e a força de trabalho, dada pela soma de pessoas ocupadas com as desempregadas. O mapa ao lado mostra a taxa média de desemprego em cada região gaúcha em 2019, último dado disponível. Naquele período, o estado como um todo tinha uma taxa de desemprego de 8,1% variando entre 4,8% na região Oeste e 10,1% na Campanha e Litoral Lagunar.

A iniciativa do IBGE é um avanço, pois permite analisar as grandes disparidades encontradas dentro do mesmo estado. Antes disso, a estatística mais próxima para acompanhar o mercado de trabalho nas diferentes regiões eram os dados do CAGED e da RAIS, do Ministério do Trabalho e Previdência, restritos aos empregos com carteira assinada.

Por enquanto, os novos dados estão categorizados como estatísticas experimentais do IBGE. Em função disso, só foram divulgadas informações até o final de 2019, pois a pandemia mexeu com as pesquisas, inclusive com mudança na forma de coleta.

Fonte: FIERGS